Chega uma hora que você não consegue explicar aquela ansiedade. Chega a hora que é preciso parar. É quando a rotina das férias – pasme estimado leitor! – e o desgaste do dolce non fare niente – já estão fazendo mal à saúde, ao convívio com as pessoas que estão ao seu entorno e mesmo nas tarefas de casa. Trabalho. É disso que este seu criado gosta desde os 13 anos de idade.
Continua depois da publicidade
Prazerosamente, retorno à paisagem da Ilha e aos compromissos do intenso dia a dia com o objetivo de atingir uma meta: oferecer leitura fácil e fluída nestas páginas.
Exatamente como certa vez observou um leitor com brilho nos olhos: “Tua coluna é para ser lida com um sorriso nos lábios, dispensando precauções de qualquer espécie”. Eis aqui a melhor definição que já ouvi para este canto do DC. Aliás, os que me leem estão absolutamente corretos ao encarar Cacau como uma grande diversão. É recompensador saber que as pessoas, em geral, nutrem especial predileção por essas páginas, onde a leitura corre fácil e fluída. Obrigado estimados! É muito bom ouvir alguém falando com entusiasmo daquilo que mais gosta.
E você, está feliz?
Dia desses uma das universidades locais anunciou a implantação de curso que se propõe a ensinar “felicidade”. Fiquei pensando, cá com meus botões, se é possível alguém “aprender” ser feliz desta forma acadêmica, a partir de um conjunto de teorias. Há exemplos, não necessariamente bons: a Venezuela, por sinal, criou o vice-ministério para a Suprema Felicidade do Povo e é o que se vê. Pois, agora!
Estrago
Conhecido e querido cirurgião da cidade, de enorme coração, na volta pra casa depois de uma festa “caliente” em luxuoso apto da Av. Beira-Mar Norte, levou uma surra da própria mulher dentro do carro e ainda por cima foi enquadado na lei Maria da Penha. Separado da agressora, que também vez por outra protagonizava alguns barracos em público, a vítima tem preocupado seus amigos com um comportamento alterado em recentes festas, demonstrando forte abalo emocional.
Continua depois da publicidade
Os Jacksons
Os irmãos de Michael Jackson, que formaram com ele o lendário Jackson Five, onde tudo começou, estão perto de Floripa. Meu amigo Roberto Scafuro negocia o primeiro show dos Jacksons juntos depois da morte do irmão mais famoso, o que certamente causaria repercussão internacional. E quer fazê-lo na Ilha de Santa Catarina ainda este ano. US$ 100 mil dólares seria o preço da aventura.
O mesmo
Usando o pseudônimo dos covardes, pelas redes sociais o inimigo que mais vinha festejando a falsa notícia de que Cacau estava sem emprego foi identificado e punido pelo Instagram justo pela conta falsa. É o mesmo que foi filmado humilhando os garçons num beach club de Jurerê no último verão, quando mandou-os lavar seus pés com champã Veuve Clicot.
Um inimigo desses só pode ter sido mandado por Deus.
Eu apoio
O que dizem e eu (ainda) não posso afirmar, é que o Ministério Público Federal, na pessoa da superprocuradora Ana Lucia Hartmann, e o empresário Valério Gomes (grupo Portobello e Cidade Pedra Branca) voltaram a conversar sobre o projeto milionário de uma marina com hotel, bares, restaurantes e lojas, como tem no mundo todo, no Canal da Barra da Lagoa, o que seria o maior empreendimento de turismo náutico não só de Floripa, como do Sul do país, numa resposta do MPF aos críticos que o acusam de atravancar o desenvolvimento turístico de Floripa.
News hippies
A moda no primeiro mundo, especialmente Europa e EUA, é o new hippie, uma espécie de yuppis da contracultura. São os filhos ou netos dos criadores da geração Paz & Amor dos anos 1960 e 1970 que se desapegaram dos bens materiais para viver como queriam, criando a sociedade alternativa. Cabeludos, músicos, artesãos, artistas plásticos, estrelas do rock e gurus psicodélicos, Steve Jobs, Paulo Coelho, John Lennon e Janis Joplin foram alguns deles. Os novos hippies, ao contrários dos precursores, são chiques e endinheirados, não usam drogas químicas, são adeptos de orgânicos, fraternais nas comunidades, trabalham e levam uma vida muito boa, com simplicidade e ouvindo muito rock n’ rol. Como seus pais.
Continua depois da publicidade
Sistemão
O Tribunal de Contas de SC apresentou recentemente, dias depois que Cacau, mesmo de férias, deu o furo no Facebook, a um seleto grupo de jornalistas um projeto para contratação de um sistema de informática no valor estimado de R$ 260 milhões, perguntando porque não aproveitam e extinguem logo o Tribunal, substituindo-o pelo tal sistema, já que esse custo é praticamente o orçamento anual do Órgão? Alguém sentiria falta?
Guga na Seleção
Segmento da imprensa esportiva de Floripa, botando a carroça na frente dos cavalos, está pedindo – e falando sério – a convocação do jovem lateral Guga, do Avaí, para a Seleção Brasileira do Tite.
This is Brasil
Na política é o assunto do momento: a impugnação ou não da candidatura à Presidência da República do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Enquanto isso, o Brasil está refém de um único candidato, como se todo o processo girasse em torno dele.
Novo (velho) continente
Depois da Copa do Mundo na Rússia, aproveitei e fiquei de férias, marcadas em maio, 24 dias na Europa, quase que repetindo o roteiro do ano passado: Dinamarca, Amsterdã e Barcelona. O suficiente para conferir o avanço em todos os setores, especialmente da área de turismo e hotelaria. Impressionante mesmo. Modernidade, bom gosto e simplicidade em tudo: hotéis sem recepção e sem chaves, como a rede Urban House, uma mistura de hotel e hostel; bares, cafés, restaurantes, milhares de turistas felizes, liberdade em usos e costumes, nudismo liberado em todas as praias, skunk nas ruas, música nas praças, milhares de turistas, tudo lotado, festa 24 horas por dia. E muita polícia, por todos os lados, procurando ladrões e terroristas. O resto pode. Portanto, não foi só no futebol que o Brasil ficou pra trás.
Continua depois da publicidade
Toques
GOURMET – Desembargador Joel Figueiras, meu vizinho e querido amigo da infância em Coqueiros, assina a quatro mãos com o Tommaso o menu do Emporium Jazz deste sábado na badalada Bocaiúva.
DOSE DUPLA – Lili Carioni comemora aniversário neste sábado, no 300 Cosmo Beach Club, em Jurerê Internacional, com festa em dose dupla: à tarde, fechada para as amigas mais íntimas e familiares, e à noite aberta para os demais convidados, com show do Reis do Nada. E no The Plage, outra festa de aniversário da querida Juliana Schimitt.
PARTIU – Perdemos o Janga, que faleceu na sexta-feira aos 72 em Floripa, onde se consagrou como artista plástico e um dos mais importantes nomes da vida cultural da cidade. Sofreu um AVC havia 40 dias.
GENTE TÓXICA – “O silêncio dos invejosos está cheio de ruídos.” (Gibran Jalil).