Se Santa Catarina limitar-se a esperar bondades do ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, com certeza permanecerá no vazio. O discurso de Lummertz é no sentido de acordar o Estado a entender e a investir na construção do turismo, a partir da sinergia de sua gente. Enquanto os governos do Estado e dos municípios insistirem na teoria equivocada, que mantém estruturas públicas de turismo a custear festas, construir empreendimentos etc, com certeza continuaremos décadas de atraso.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina necessita de uma política de turismo, cujo órgão coordenador não precisa investir capital, mas apenas inteligência, com estratégias capazes de incentivar a iniciativa privada, a cultura no revigoramento da história e dos valores que temos. O turismo deve contagiar todo o governo, e não servir de balcão de negócios. Assim, estaremos em Brasília com um ministro ainda mais produtivo para Santa Catarina.
Leia também: Nova pista na Via Expressa: essa não é a solução
FOTOS: Confira quem é destaque na Coluna do Cacau
Continua depois da publicidade
Spoiler
Sinto muito, mas vou dar um spoiler do filme Vingadores: Guerra Infinita, que está lotando salas de cinemas no mundo inteiro. No final, o vilão vence e vários super-heróis, incluindo o Homem-Aranha, morrem. Pronto, falei.
Em tempo: recomendo a produção com três estrelas, mas admito que a recomendação pode ser com cinco estrelas para quem gosta do gênero
Equilibrando pratinhos
Programa da Ana Maria Braga do feriado de ontem mostrou para todo o Brasil o que é “rodar pratinhos”: ficar com uma pessoa – e, frequentemente, com várias – e ir enrolando, enrolando, administrando com habilidade as situações que certamente surgirão, tal qual profissional do circo que equilibra vários pratinhos ao mesmo tempo. Sem compromisso, sem esperar muito em troca, sem investir muito em contrapartida.
Falei no Jornal do Almoço ontem mesmo: sabe qual é o problema de quem passa a vida equilibrando pratinhos? É que um dia pode faltar comida.
Continua depois da publicidade
No centro
Briga de foice pela liderança da noite do pós-verão no centro da cidade: Noma Sushi, Arts e The Roof disputam em igualdade de condições a melhor fatia da juventude classe A, que está se revezando entre as três boas opções que, aos finais de semana, vivem lotadas, com as festejadas (para os donos) filas de entrada, que ajudam a chamar gente.
Música instrumental
Guitarrista Júlio “Chumbinho” Herlein, a cantora Izabel Padovani, o saxofonista Marcelo Coelho e o baixista Itiberê Zwarg, que há 40 anos toca na banda de Hermeto Pascoal, são alguns dos músicos que darão palestras e oficinas gratuitas no 2º Seminário de Improvisação Musical Brasileira, que começa hoje e vai até sábado no CIC. Nas quatro noites também ocorrerão shows no Teatro do Sesc Prainha (os ingressos podem ser retirados gratuitamente antes dos espetáculos).
Toques
DIVERSOS TEMAS. Itajaí, que já surpreendeu àqueles que acompanharam a Volvo Ocean Race, recebe outra programação bacana a partir de hoje: é o Vitrine Cultural e Gastronômica Gomes da Costa, projeto que vai oferecer espetáculos teatrais, oficinas de gastronomia para crianças e adultos com uma chef profissional, além de muita diversão e conhecimento sobre diversos temas.
ANDAR DE CIMA. Na próxima quarta-feira, dia 9, o Rancho Açoriano vai inaugurar sua nova área de eventos do restaurante no segundo andar da casa de Coqueiros com coquetel a partir das 19h30min. O espaço irá receber mini casamentos, aniversários, eventos corporativos e sociais no geral. Podemos confirmar sua presença?
Continua depois da publicidade
CONTRAESPIONAGEM. Analista de Segurança Eugênio Moretzsohn convida para palestra sobre o tema “Contraespionagem: técnicas de proteção das informações sensíveis de projetos inovadores”, a ser realizada às 18h de amanhã na ACATE. Entrada gratuita, mediante inscrição no site da Associação Catarinense dos Municípios.