No dia do Idoso, comemorado terça-feira, 1º de outubro, não foge à lembrança o livro do saudoso escritor e jornalista Salim Miguel, intitulado "Velhice e outros Contos", cuja primeira edição foi publicada em 1951, pelo Grupo Sul, e que mereceu aplausos internacionais. A última publicação da obra, pela Editora Unisul com ilustrações fantásticas de Rodrigo de Haro, Salim Miguel é destacado por críticos nacionais e estrangeiros.
Continua depois da publicidade
O crítico português Octávio de Campo interpreta o livro "como uma multidão movendo-se com seus problemas, suas taras, seus sentimentos". Já o literata mineiro José Afrânio Duarte destaca que "Salim parece ter escrito a obra com personagens que já conhecíamos". Augusto Abranches, de Moçambique, salienta que "o real e o imaginário do livro abrem as portas do mundo cotidiano".
Nessa homenagem aos idosos, não mais oportuno do que lembrar a inigualável figura de Salim Miguel, editor de literatura de O Estado, diretor da Editora UFSC e um dos mais expressivos agentes da cultura catarinense.
Relembre: Quem era Salim Miguel
:: Como foi a iniciação de Salim Miguel no jornalismo e na literatura
Continua depois da publicidade