O pessoal que está vindo para a Rússia gastará uma grana preta por aqui. De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Econômico do país, os estrangeiros deverão gastar em torno de 100 bilhões de rublos, cerca de R$ 5,9 bilhões. São esperados aproximadamente 400 mil turistas nos meses de junho e julho. O governo russo acha que o turismo continuará aquecido mesmo depois da Copa devido às melhorias que estão sendo feitas na infraestrutura nacional. Lembram que o governo brasileiro falou a mesma coisa há quatro anos. Deu no que deu.

Continua depois da publicidade

Veja todas as notícias da Copa do Mundo 2018 no Vai, Brasil

 

Primeiras impressões

Mulheres russas justificam  a fama: são belas, simpáticas e educadas. Colocam o sorriso em primeiro lugar e olham nos olhos de qualquer pessoa. Já os homens, há os homens… São tímidos, fechados, desconfiados e não largam o seu cigarro.

Continua depois da publicidade

 

Boto fé

Rostov, com ar de interiorana, não é a maior e melhor cidade da Rússia, mas pode ser, no final, o que foi Sevilha na Copa de 82 na Espanha. A cidade que mais vai nos deixar com saudades e a que mais nos marcará na Copa, tipo assim, um dia eu vou voltar pra te ver e te curtir Rostov.

 

Tite fica

Service Secreto do Cacau dentro da Seleção. Tite só não vai anunciar agora para não desviar o foco, mas seu contrato, ganhando ou perdendo a Copa, já está renovado com a CBF.

 

Turquia

Duas horas no chique aeroporto de Istambul esperando a conexão par Rostov, depois de 12 horas sendo servido pelas comissárias de bordo da Turkish Airlines de São Paulo até a capital da Turquia, e mais 2h40min até Rostov, é a certeza de que perdi muita coisa por não ter vindo antes, como me sugeriram alguns amigos.

 

Praça fechada

Torcedores e amigos catarinenses já tiveram a primeira decepção na Rússia. Desde segunda-feira, o governo  bloqueou todos os acessos à Praça Vermelha, principal ponto turístico de Moscou  e em consequência disso o acesso ao Kremlin…
Alegam Eventos fechados.

Continua depois da publicidade

 

Chegando

Hoje chega toda a comitiva do futebol catarinense em Moscou, chefiada pelo presidente do Tubarão Luiz Henrique,  e a capital russa não será mais a mesma.

 

A turma “são” fogo

Mal cheguei por aqui e foi só comentar sobre o cansaço do longo voo realizado que o pessoal lá de Paulo Lopes não perdoa. Além de “quererem” saber se Cacau viajou na “carga viva” ( classe econômica ), “business trash” (assento comfort), classe executiva ou primeira classe , me pediram a “nécessaire” de lembrança.

 

Mundial em bitcoins 

Quem aterrissa na próxima semana na terra das matrioskas para curtir o mundial é o empresário da Ilha, Rocelo Lopes, CEO da Stratum/coinBR, que está entre as maiores corretoras de criptomoedas da América Latina. O empresário aproveitou que o comércio da Rússia está apostando todas as fichas no bitcoin e pagou as despesas da viagem com a moeda digital. 

 

Leia outras publicações de Cacau Menezes

Veja também:

Fotos da Copa: confira as imagens da Coluna do Cacau desta quinta-feira