Professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz bateu o martelo e decidiu disputar uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PSD. Um nome que entra forte em um páreo considerado aberto na região da Grande Florianópolis. Tem como “cabos eleitorais” um currículo admirável na área da educação (por três vezes reitor da UFSC, secretário municipal de Educação por 12 anos, e ex-presidente da FCC) e o recall da última eleição para a prefeitura da Capital, quando concorreu a vice com Angela Amin e que por muito pouco a história não seria outra.

Continua depois da publicidade

 

Via amiga

Uma mobilização nas redes sociais e em grupos de Whatsapp deve garantir que grande número de ciclistas esteja neste domingo pela manhã na avenida Beira-Mar Norte. Atletas profissionais e amadores – a grande maioria – se encontrarão para comemorar um ano de funcionamento da Via Amiga do Ciclista, uma ideia que dei ao prefeito Gean Loureiro. A iniciativa, que todos os domingos garante espaço para quem pedala se exercitar sem risco, tem pelo menos dois mascotes: uma senhora de mais de 60 anos e um menino de sete que deram as primeiras pedaladas justamente na via central da avenida.

 

Continua depois da publicidade

A fé do ferroviário

Com a camisa da Ferrovia Tereza Cristina, da qual é diretor-presidente, Bebony Schmitz Filho sonha com a execução do projeto – em elaboração – que pretende dotar Santa Catarina de uma malha ferroviária. Lamenta que ainda estejamos distantes das redes que favorecem RS, PR e SP, e sente a necessidade de as representações políticas e de classes se unirem para que o trem ajude a revigorar o modelo de desenvolvimento social e econômico do Estado. 
Na simplicidade com que divide o seu papel de gestor com os funcionários, também identificados pela camisa da FTC, Benony alimenta o sonho de ver nosso Estado superando as barreiras que comprometem o seu modelo de desenvolvimento, que ainda é referência na América do Sul.

 

A saga dos Koerich

A família Koerich, das mais bem-sucedidas nos negócios em Santa Catarina, suou a camisa para chegar onde chegou. O pioneiro, Eugênio Raulino Koerich, vinha da Colônia Santana de carroça, por estradas precárias, para abastecer o Mercado Público com produtos coloniais de qualidade. Assim foi ganhando prestígio e formando sua clientela. Esta e outras histórias estão no livro do jornalista Paulo Clóvis Schmitz, Histórias do Mercado, lançado pela Caminho de Dentro Edições. O livro pode ser encontrado em livrarias e bancas de jornal.

 

Economia Criativa

O ativista social e fundador da Central Única das Favelas (Cufa), Celso Athayde, é um dos palestrantes do Festival Sebraelab, evento que será realizado neste sábado no Sebrae/SC. Conhecido por ser coautor, junto com MV Bill, dos livros Falcão: Mulheres do Tráfico e Falcão: Meninos do Tráfico, ele participa do evento que debaterá a economia criativa, aquela que gera negócios a partir do capital intelectual, cultural criativo. Durante todo o dia, mais de 50 palestras, workshops e rodas de conversa serão realizadas com o objetivo de criar conexões entre os participantes, a fim de fortalecer o ecossistema do setor. O evento é gratuito e ainda vai ter cerveja e gastronomia catarinense. 

 

Copa al mare

Em junho, quando o Norwegian Bliss, recém-inaugurado, estiver cumprindo sua primeira temporada no Alasca, seus hóspedes poderão acompanhar as partidas da Copa do Mundo nos telões a bordo, em animadas torcidas. O mesmo ocorrerá com quem estiver navegando no Mar Báltico a bordo do Norwegian Breakaway ou nas Bermudas no Norwegian Escape ou então cruzando o Mediterrâneo com o Norwegian Epic, ou ainda no Norwegian Jade visitando os fiordes noruegueses ou quem sabe aproveitando as belezas do Caribe. Onde for, em transatlânticos ou nos butecos da Paraíba, todo mundo vai ver a Copa. Inclusive na Rússia.

Continua depois da publicidade

 

Leia todas as publicações de Cacau Menezes