Ao futuro(a) secretário(a) de Segurança Pública, frases e pensamentos extraídos da história, nem sempre literalmente, pois, por vezes, me fogem os autores:

Continua depois da publicidade

“A guerra começa a ser vencida a partir da escolha dos generais”.

“Toda unanimidade é burra”: ainda quando da escolha de seu staff, tenha, entre estes, aqueles de personalidade forte e que defendam convicções que, embora possam não convergir com as da maioria, estimulam o debate e, assim, auxiliam na melhor tomada de decisão.

“Honre os heróis de Roma”: valorize seus subordinados, enalteça e estimule seus predicados na busca da excelência profissional e jamais deixe de reconhecer e homenagear aqueles que tombaram em combate em defesa da sociedade catarinense.

“A imprensa não é o inimigo”: a mídia é necessária e o principal meio de comunicação com a sociedade, devendo ser encarada como uma parceira e não uma ameaça. Esteja preparado para situações em que, inevitavelmente, sua presença e manifestação não poderão ser substituídas por terceiros ou nota oficial. Vai ter que “dar a cara para bater”.

Continua depois da publicidade

“A glória é efêmera”: a vaidade, seja pessoal e/ou do cargo, é também um desafio e pode ser sua ruína, caso não administrada. 

“O comando é solitário e cruel”: Nunca, jamais, em tempo algum, se esqueça que autoridade se delega, mas a responsabilidade é intransferível. Suas decisões e de seus subordinados são sua responsabilidade, e de mais ninguém. 

Leia todas as publicações de Cacau Menezes

Leia também:

Atitude muito infeliz do Nacional, em Chapecó