Desde o começo de 2017, ao menos 12 crianças morreram vítimas de balas perdidas e disparos de armas de fogo na região metropolitana do Rio de Janeiro; em 2018, já foram dois casos. As mortes cresceram com o aumento da criminalidade no Estado – e se concentram majoritariamente na Zona Norte carioca e na Baixada Fluminense, não por acaso regiões que concentram maior número de pessoas socialmente frágeis. Consultei amigo e leitor Eugênio Moretzsohn, especializado em segurança, ex-capitão do Exército, sobre como reduzir tamanha letalidade. E ele me respondeu que é necessário, antes de tudo, apurar a origem da bala: “Quem disparou, polícia ou bandido? Tal esclarecimento é imprescindível para as ações de correção posteriores, e boa medida seria encomendar, ao fabricante da munição utilizada pelas polícias, que os projéteis da munição de fuzil sejam pintados com tintas coloridas especiais, que deixam resíduos periciáveis quando atingem o corpo humano, roupas, janelas, telhados, veículos, vidro etc. Assim, rapidamente seria possível confirmar se foi de um policial que partiu o tiro que causou mais uma perda irreparável”.
Continua depois da publicidade
Toques
PERDOADOS – A própria fotógrafa Fabrícia Pinho esclarece: na foto das autoridades de segurança pública do Estado publicada ontem nesta coluna, onde o destaque foi o coronel Araújo Gomes, que assume hoje o Comando da PMSC, não eram celulares que eles tinham em mãos e tanto olhavam, mas sim a “Comenda de Amigo do Choque” que acabaram de receber.
BORA PRA SERRA – No próximo dia 3 de março, às 7h, uma galera bacana da Ilha deixará a cidade em ônibus especial rumo a Campo Belo do Sul, na refrigerada Serra Catarinense, em uma saborosa jornada para degustar vinhos e almoçar na vinícola Abreu Garcia, atendendo convite do vitivinicultor Ernani Garcia.
A FRASE – Em Under the Influence, documentário em exibição na Netflix, a frase final do guitarrista Keith Richards é: “Não estou envelhecendo, estou evoluindo”. Eu também.
Continua depois da publicidade
Leia todas as publicações de Cacau Menezes
Veja também:
Além de sucateadas, viaturas da Guarda Municipal de Florianópolis estão usando combustível da Comcap
Contestação do repasse para saúde pode ser para evitar que Colombo fique inelegível