Nos próximos dias o presidente Jair Bolsonaro embarca para o Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. Será sua primeira exposição à mídia mundial. Poderá ser ignorado ou lembrado pela disposição de enfrentar a ditadura e a corrupção na Venezuela e pelo filho eleito senador que pediu ao Supremo Tribunal Federal para suspender as investigações sobre movimentações financeiras atípicas na conta de um ex-assessor e amigo da família. Investidores estrangeiros de longo prazo procuram países onde há segurança jurídica e baixa taxa de corrupção.

Continua depois da publicidade

Nepotismo na Serra

Nepotismo correndo solto na Serra catarinense. No município de Palmeira, a prefeita Fernanda de Souza Córdova nomeou sua irmã Franciele Córdova para o cargo de secretária de Indústria e Comércio, e Alexandra Macelai, esposa do vice-prefeito, Sandro Macelai, para a titularidade da Secretaria da Educação. Em Painel, o prefeito Flávio Antônio Neto da Silva designou sua filha, Aline Cristina da Silva Arruda, para a Secretaria de Administração e Finanças.

Serviço Secreto do Cacau entrou em contato com a assessora jurídica da prefeitura de Palmeira, Mônica Schappo, para quem a nomeação tanto de Franciele quanto de Alexandra não configura nepotismo porque ambas são funcionárias de carreira, têm comprovada capacidade técnica e atuam como agentes políticos. Já o prefeito de Painel também garante que não há ilegalidade porque sua filha tem capacitação técnica, atua como agente político e há um parecer do Ministério Público favorável à contratação. Então tá!

Criatividade

O carioca sempre foi muito engraçado em suas formas de ganhar dinheiro. Começou com o jogo do bicho, ainda no Brasil Imperial. Mais tarde, já na era do automóvel, nasceu a "Robauto", uma "feira" de peças e componentes para diversas marcas de veículos. Agora, mais recentemente, conforme declaração do próprio Queiroz, parece que temos a "Bolsonauto". E ainda dizem que o carioca trabalha pouco!

Fala, senador!

"Querido Amigo Cacau. A propósito da nota Vergonha  de tua coluna, posso informar em apertada síntese: 1) Depois de 40 anos de luta, conseguimos a decisão do Comandante do Exército, General Eduardo Dias (nome de ilustre pintor florianopolitano) da Costa Villas-Bôas, de ceder a área da Praça do Forte São Luís à prefeitura de Florianópolis, em dezembro de 2016.  2) O IPUF desenvolveu interessante projeto. Destinei R$ 500 mil para a obra por emendas ao Orçamento da União (R$ 250 mil em 2017, idem em 2018). Estes recursos foram empenhados em favor da prefeitura. 3) Pretendo fazer nova emenda neste ano de 2019. A execução da obra depende da prefeitura. A luta continua! Sempre na tua torcida! Grande abraço Esperidião Amin (Dão)"

Continua depois da publicidade

Vinho internacional

Uma catarinense foi eleita para presidir a mais importante entidade do mundo no segmento de vinhos, a Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). A bioquímica Regina Vanderlinde é natural de Braço do Norte, no Sul do estado. Sua principal meta é conseguir novos países membros para a entidade, incluindo a China.

Constatação

A Praia Mole está perdendo o status de praia gay de Floripa. E vocês sabem o que isso representa? Que os gays estão preferindo outras praias. 

Se tu dix!

Jornalista Cláudio Thomas, que continua assessorando o ex-governador Raimundo Colombo, diz que não há qualquer fundamento na informação divulgada dias atrás na coluna sobre a possibilidade de o ex-governador Raimundo Colombo encerrar a carreira política disputando a prefeitura de Lages. Quem ganha e quem perde com isso?