Relatórios produzidos pelas secretarias de Estado, assessores e órgãos do governo fazem previsões tétricas em relação aos reflexos da crise econômica sobre a administração pública. “A tendência é de agravamento”, diz bem informada fonte, segundo a qual os cortes de verbas podem “comprometer o nível mínimo de operação”. Pois então é hora de enxugar a máquina. “Quanto menos governo, melhor”, já dizia o saudoso governador Vilson Kleinübing, recordam?



NOSSA GENTE!

Continua depois da publicidade

Durante o evento “Juntos por um Rio mais Positivo”, em que fazia um balanço da intervenção Federal na segurança do Rio de Janeiro, o general Richard Nunes, secretário de Segurança da cidade maravilhosa, ao conversar com o ministro de Turismo Vinicius Lummertz, rasgou elogios a Santa Catarina e sua gente. Segundo ele, temos aqui o povo que mais enaltece e defende sua terra. O general considera isso admirável. Ele conhece: foi comandante da 14ª brigada, trabalhou dois anos lá na Bocaiúva.


CELOS E CELESC

Um pessoal tem se organizado pelas redes sociais para uma Ação Civil Pública contra a Celos e Celesc, espalhando acusações fortes e genéricas contra atuais e ex-dirigentes. Vale destacar que a diretoria da Fundação Celos vem realizando os esclarecimentos aos órgãos competentes e tem pautado suas ações de governança na seriedade, inclusive com o lançamento do Portal da Transparência, que permite monitoramento permanente dos investimentos. A verdade é que, para superar qualquer adversidade, é preciso antes de tudo união, participação e honestidade.



HOSPITAL DE CARIDADE

Membros efetivos da centenária Irmandade Senhor Jesus do Passos, que administra o Imperial Hospital de Caridade, estão articulando a eleição de nova mesa administrativa da entidade em função da renúncia e afastamento definitivo de vários membros eleitos há menos de um ano. O objetivo é formar um grupo que esteja, de fato, legalmente habilitado a tocar a instituição, abalada por dificuldades financeiras que crescem a cada ano e também pela condenação de ex-diretores, funcionários do hospital nas décadas de 1980 e 1990, denunciados pelo Ministério Público do Estado por irregularidades e já condenados em segunda instância, conforme informou a coluna no fim de semana.


DEVERIAM SABER

Continua depois da publicidade

Vereadores Afrânio Boppré (PSOL) e Vanderlei Farias (PDT) estão pedindo ao Consórcio Fênix que reduza o preço da tarifa do transporte coletivo em razão da queda do preço do óleo diesel. Utilizam as redes sociais para confundir a população, pois sabem que não é assim que a banda toca. Há um contrato assinado em 2014 que prevê revisão anual da tarifa, que é composta por alguns itens, entre eles o valor do combustível e a folha de pagamento dos motoristas e cobradores, que aliás representa quase metade do valor atual da passagem. 



INTERNACIONAL

Circo da China On Ice, considerado o mais espetacular do mundo, estará em Floripa, no teatro Pedro Ivo, dias 23 e 24 deste mês de muito futebol pela tevê, com seu novo espetáculo Mundo da Imaginação, com príncipes, princesas, banda, bailarinas, Pinóquio, Peter Pan, unicórnios, dentre outros famosos personagens. Uma superprodução para toda a família, com as performances sobre patins no gelo. 



QUEM VEM

Com 44 anos de experiência na vida pública, o paulista Geraldo Alckmin é o próximo convidado do Lide Santa Catarina para um almoço-debate com os principais representantes empresariais catarinenses. O encontro será nesta quarta-feira, na Fiesc, em Floripa. Esse é terceiro presidenciável recebido pelo grupo neste ano na Ilha.



VERÍSSIMO EXPLICA A COPA

Luis Fernando Veríssimo tira qualquer dúvida: “É como repartir uma laranja ao contrário. Começamos com 32 pedaços, chegamos a 16, depois serão oito, depois quatro, depois dois, e no fim teremos uma laranja inteira – o que é certamente a mais banal descrição de uma Copa do Mundo jamais feita.”



SANTO ANTÔNIO

Continua depois da publicidade

Os católicos celebram a Trezena de Santo Antônio com missas todos os dias às 19h na paróquia de Santo Antônio, Rua Padre Schuler, 81, bem no centro de Floripa. Sexta-feira começaram o dia com a bênção, o corte e a venda do tradicional Bolo Franciscano, que tem mais de 1,5 tonelada de massa, quatro pares de alianças e mais de mil miniaturas do santo casamenteiro. As fatias estão sendo cortadas das 9h30min às 21h30min, até quarta-feira, 13 de junho, Dia do Padroeiro.

 

Leia outras publicações de Cacau Menezes

Veja as fotos da Coluna do Cacau