Os aficionados por ostra já estão em contagem regressiva para a 19ª Fenaostra, que abre oficialmente na quinta-feira, às 19h30min, e vai até 16 de setembro na Praça Fernando Machado, Centro de Floripa. Só na última edição foram vendidas 150 mil unidades da estrela da festa, a ostra, para os cerca de 54 mil visitantes. Para este ano, a prefeitura de Florianópolis espera receber 80 mil pessoas e comercializar 180 mil ostras.
Continua depois da publicidade
O "Oitavo Dia"
Nelson Sirotsky, o big boss do Grupo RBS, prepara em alto estilo para outubro seu primeiro livro em parceria com a romancista Leticia Wierzchowski. "O Oitavo Dia", lançado pela Editora Sextante, vai contar, por exemplo, como foi deixar seus cargos executivos nas empresas da família, além de um mergulho no que se refere a valores, espiritualidade e reflexões – tanto no âmbito pessoal quanto empresarial.
Lançamentos em Porto Alegre, São Paulo e em Floripa (provavelmente dia 20 de novembro), onde Nelson deixou muitos amigos e fãs e que ele considera, talvez, o melhor período profissional da sua vida.
Pobreza absoluta
"Santa Catarina tem indicadores econômicos e sociais comparáveis a de países de primeiro mundo, mas tem também cerca de 200 mil pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. Pessoas que mal têm o que comer, sem acesso aos serviços mais básicos e praticamente invisíveis aos nossos olhos. (…) Justamente por isso, é possível que grande parte dessas pessoas talvez nem vote, mas são elas as que mais precisam ser as primeiras a ser atendidas pelos governantes". Afirmação do candidato a governador Gelson Merisio em seu Facebook.
Candidato
O economista Paulo Roberto Polli, que, quando jovem, foi diagramador do jornal O Estado, é um dos candidatos a assumir a diretoria administrativa-financeira da Celos, a fundação de assistência aos empregados da Celesc. Ex-presidente do Conselho Regional de Economia de Santa Catarina (Corecon-SC), Polli foi funcionário da Celesc por mais de 20 anos, ocupando cargos de diretor regional ou na diretoria econômica. Hoje, Polli é conselheiro do Conselho Federal de Economia e vice-presidente da Federação Nacional dos Economistas. A escolha será no próximo dia 19, data que marca os 45 anos de criação da Celos.
Continua depois da publicidade
Mal-estar
Em entrevista para um portal de notícias do Oeste, o ex-governador e atual conselheiro político do PSDB nacional, Jorge Bornhausen, afirmou que não vai votar em Esperidião Amin para o Senado porque, segundo ele, "Amin não vota a favor das reformas e sem as reformas o país está morto". O mal-estar foi grande, já que em suas andanças pelo Estado Amin tem defendido com bastante firmeza as reformas, em especial a tributária.
Leia outras notas da coluna de Cacau Menezes.