Um incômodo estético, relativamente simples de resolver, se transformou num problemão: dois meses depois de colocar um aparelho odontológico, para corrigir um espaço extra entre os dentes, a paciente começou a sentir dores na boca e, para seu desespero, percebeu que todos os dentes estavam moles.

Continua depois da publicidade

"Fiquei com dificuldade de me alimentar", contou. Ela voltou à clínica – já havia ido lá outras duas vezes para manutenção – e relatou o que estava acontecendo. O dentista, entretanto, afirmou que o problema surgiu porque ela não soube higienizar a boca. 

Segundo a vítima, o profissional teria negado assistência e falado que a única coisa a ser feita era tirar o aparelho. Isso aconteceu em Balneário Camboriú e foi julgado pela 5ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

De acordo com o relator da apelação, desembargador Jairo Fernandes Gonçalves, é incontroverso que o procedimento ortodôntico ocorreu sem as devidas precauções. O laudo pericial afastou de forma veemente a versão de que o problema tenha surgido por causa da falta de higiene e constatou que a vítima não dispunha de condição favorável para colocação de aparelho, por ser portadora de doença periodontal, que deveria ser tratada previamente. 

Por unanimidade, os desembargadores condenaram a clínica a pagar R$ 5 mil de indenização a paciente pelos danos morais e R$ 278 pelos danos materiais – os valores serão corrigidos com juros e correção monetária.  

Continua depois da publicidade