A CPI da Ponte Hercílio Luz vai ser mesmo instalada. Na sexta-feira, quando os deputados estaduais tomaram posse, já havia a assinatura de 13 dos 14 parlamentares necessários para instalar a investigação. Já haviam subscrito o documento os deputados Bruno Souza (PSB), Jessé Lopes (PSL), Altair Silva (PP), Luciane Carminatti (PT), Maurício Eskudkark (PR), Neodi Saretta (PT), João Amin (PP), Nilso Berlanda (PR), Ana Caroline Campagnolo (PSL), Felipe Estevão (PSL), Jair Miotto (PSC), Marcius Machado (PR) e Sargento Lima (PSL).

Continua depois da publicidade

É bom anotar esses nomes. Serão eles os responsáveis por tentar descobrir porque a recuperação da ponte já dura 25 anos e já consumiu R$ 700 milhões e, mesmo assim, continua interditada.

Caso de polícia
Quem conhece os meandros do negócio, garante: é caso de polícia o contrato firmado entre a prefeitura de Florianópolis e a empresa responsável por montar o almoxarifado central da cidade, onde medicamentos que deveriam estar guardados em temperatura controlada ficaram expostos a mais de 30°C, causando prejuízo milionário ao município. Mandaram bem a Vigilância Sanitária ao interditar o local e o Ministério Público, ao exigir a suspensão do contrato, que custa aos cofres públicos R$ 2,8 milhões. Agora só falta identificar e punir, exemplarmente, os responsáveis.

Sem hermanos
A queda do movimento na temporada em Floripa está sendo sentida até em restaurantes icônicos da cidade, como o Arante, no Pântano do Sul. O anfitrião Alan Arante Monteiro conta que em 2018 servia na média, em dias de semana, 300 mesas. Neste verão, caiu para 80.

Embaixadora
Ela não para. Vive percorrendo o Estado tentando solucionar problemas sérios da administração estadual. Nesta semana, esteve em Chapecó, onde discutiu com lideranças locais a necessidade de ampliação do aeroporto Serafim Bertaso. Faz o que o governador Carlos Moisés não pode fazer devido ao acúmulo de compromissos em Florianópolis. É a vice-governadora, Daniela Reinehr, verdadeira embaixadora do Executivo. E saber que, quando foi formada a chapa Moisés/Daniela para a disputa das eleições do ano passado, os dois praticamente nem se conheciam.

Continua depois da publicidade

Acabou
Acredite, se quiser: depois de 31 anos juntos, muito felizes sempre, e com dois filhos criados, Fernanda Bornhausen e Renato Sá resolveram de forma consensual e amigável colocar um fim no casamento sexta-feira.

A última nota
Muita coincidência: falei nele na coluna do fim de semana, que estava internado com câncer ao lado do Carlinhos Pessi com AVC no hospital Baía Sul, e parece que o nosso querido Alvim Spinoza, que fez história no Mercado Público de Floripa com um açougue/armazém/bar/restaurante que reunia pobres e milionários, até ser excluído do point que criou pelo poder do dinheiro nas licitações dos novos boxes, esperou meu último registro a seu respeito para se despedir. Morreu domingo pela manhã e foi cremado à tarde no Crematório Vaticano, em Palhoça, causando luto em milhares de amigos que aqui deixou. Se der tempo, taí mais um nome para o Berbigão do Boca.

Para milionários
Gente fina é outra coisa. Está se tornando famoso no mundo, inclusive no Brasil, um aplicativo de relacionamentos do qual só podem participar milionários. Já fica claro que um “zé ninguém” não pode entrar no Raya, lançado em 2015 em Los Angeles pelo empresário judeu Daniel Gendelman. E não adianta mentir que é rico. Um comitê de notáveis separa o joio do trigo, garantindo que somente os abonados ou famosos participem. Será que os ditos ricaços de Florianópolis passariam na seleção?

Pois agora
O boa-praça Alexandre Salum, um dos grandes críticos da administração Gean Loureiro nas redes sociais – assim como o vereador Rafael Daux (MDB) –, acaba de ser nomeado para o cargo em comissão de “diretor de proteção social especial” da Secretaria Municipal de Assistência Social. O que a turma “querem” saber é: será que as críticas irão continuar?

Continua depois da publicidade

Força da experiência
Após o tsunami das eleições do ano passado, a Alesc empossou semana passada 40 deputados para mais uma legislatura. As mudanças de curso são importantes, sem deixar de prescindir da experiência para apontar o rumo mais sereno. Nesse contexto, se destaca a eleição unânime do deputado Júlio Garcia para presidir o parlamento, garantindo o contrapeso essencial para um novo governo que se inicia em SC. Da mesma forma, o deputado Valdir Cobalchini, reserva moral do combalido MDB, tem a missão de ajudar a construção desse novo caminho.

Dívida de Carnaval
Secretário municipal Edmilson Pereira responde: “Essa dívida da Unidos da Coloninha com seu carnalesco Carlos Schinaider que a Justiça está mandando a prefeitura pagar, na real, é da Liga das Escolas com seu histórico da gestão passada, e esse foi um dos motivos pelos quais descartamos continuar com dinheiro público investido na festa. Agora acabou. Devem e, se não tiver como pagar, a Justiça vai tomar!
E, segundo Rolf Krueger, da empresa que venceu a licitação para explorar o Carnaval e tudo que acontecer na Passarela Nego Quirido pelos próximos três anos: ‘A ação é inédita no país e se funcionar, Florianópolis será pioneira no assunto'”.

Turma boa
É preciso elogiar bombeiros, policiais, funcionários da Celesc e da Defesa Civil pela maneira com que estão resolvendo os graves problemas causados diariamente por esse tempo louco que todos os dias derruba fios, postes, telhados, casas, placas e causa medo e prejuízos ao povo. São os heróis do serviço público, aqueles que ninguém conhece, mas sabemos existem.

Liberdade
Dário Berger votou em Esperidião Amin para presidente do Senado e Gean Loureiro estava no aniversário de Gelson Merisio. Partido está sem comando e seus nomes com mandatos fazem o que querem. Hora de se reprogramar de olho no futuro eleitoral.

Continua depois da publicidade


Mudança
Graças a Deus a temperatura começou a mudar ontem com aquele domingo cinzento, gotoso, sem sol e vento sul, refrescando todas as almas. E, segundo a previsão, nesta semana teremos pelo menos um amanhecer civilizado, com 15°C.


PERDAS
Além do Alvim Spinoza, Floripa perdeu ontem outra figura notável. Faleceu dona Maria Buendgens, mãe dos meus amigos Marcos e Maurício Buendgens.


AL MARE
Claudio Sabonete comemorou aniversário sábado, convidando seus amigos, inclusive os novos, como Nicole e Eduardo Pinho Moreira, para um dia al mare, no seu novo navio, com direito a almoço no Ilha do Arvoredo e sunset em Jurerê Internacional, na frente do Acqua. À noite, a festa continuou na sua casa alugada em Jurerê.


VISITA
Quem passou o final de semana em Floripa foi Daniel Costa, o Bolacha. No sábado, saiu de lancha com seu grande amigo Eduardo Gomes, o Dudu.

Continua depois da publicidade