Um grupo de pesquisadores da UFSC deve ser recebida nesta terça-feira (11), à tarde, no Palácio do Planalto, pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e outras autoridades, como o presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, e o diretor do Inpe, Darcton Damião.
Continua depois da publicidade
O grupo, formado por acadêmicos do Departamento de Engenharia de Elétrica e Eletrônica, é responsável pelo desenvolvimento do FloripaSat-1, o primeiro satélite da UFSC lançado, em dezembro passado, ao espaço. Com apoio da Fundação Stemmer para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Feesc), a agenda está programada para as 14h. Na ocasião, os representantes da UFSC entregarão ao presidente e às autoridades uma camisa do projeto.

O satélite foi lançado dia 20 de dezembro, à 0h21min (horário de Brasília), a partir do Centro de Lançamento de Taiyuan (TSLC), na China, pelo foguete Longa Marcha-4, junto com o CBERS-4A (satélite sino-brasileiro de recursos terrestres). O FloripaSat é um cubeSat, um tipo de satélite miniaturizado (nanosatélite).

O projeto tem vida útil estimada em dois anos e tem como principal objetivo envolver estudantes em uma missão espacial completa, desenvolvendo todos os módulos de um nanosatélite e sua própria estação terrestre de comunicação.

Continua depois da publicidade