A pesca industrial da tainha poderá não acontecer neste ano. Órgãos ambientais do governo insistem em cobrar o limite pescado em 2018, o que inviabilizaria a safra de 2019. Isso porque, no ano passado, foi adotado o sistema de cotas de captura para as frotas controladas, sendo 2.221,17 toneladas para frota de cerco e 1.196,01 toneladas para o emalhe anilhado, totalizando 3.417 toneladas. Ocorre que a pesca industrial ultrapassou esse limite em mais de 2 mil toneladas. Se continuar o impasse, haverá apenas a captura pelos lanços de pescadores nas praias, o que é insuficiente para atender a demanda. Deixem faltar água, mas, por favor, não deixem faltar tainha.

Continua depois da publicidade

Rapaziada

O pacote de obras anunciado pelo prefeito Gean Loureiro na semana de aniversário da cidade, com ênfase em melhorias no trânsito de bicicletas, parece sob medida para agradar potenciais eleitores do vereador Pedrão, provável adversário de Gean no ano que vem. O alvo é o voto jovem. E a retomada dos grandes eventos de surfe já é um sinal.

Bagatela

Quanto você acha que custa um apartamento de cobertura, novo, em Itapema, uma das principais cidades balneárias do Brasil, onde até o Neymar tem o seu cafofo? Antes de chutar um valor é bom saber que o espaço conta com área de lazer de 1,8 mil metros quadrados, arquitetura neoclássica, fechaduras eletrônicas com identificação pela íris, três salões de festas, duas piscinas, cinema, sauna seca e sauna úmida, três garagens individuais, playground, academia de ginástica, píer e heliponto. Já sei: você acha que custa no mínimo R$ 5 milhões. Errado. Está sendo vendido a "apenas" R$ 1,5 milhão. Não é propaganda. É a constatação que o mercado imobiliário está desaquecido.

Diferença

Douglas, o craque que estreou no domingo pelo Avaí, deu três toques no bola até ser substituído por contusão, o suficiente para ser apontado, com o zagueiro Betão, o melhor do time. Realmente trata-se de um jogador diferenciado, daqueles que vale a ida ao estádio. Se conseguir jogar o que sabe vai fazer bem ao time e a cidade.

Azeite de oliva

 O cultivo de oliveira ainda é novidade em Santa Catarina. Muitos pequenos produtores estão investindo no aumento das plantações, principalmente para aumentar a renda. Em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, está localizada a Quinta do Vienzo, a primeira empresa, e única, a produzir e processar azeite de oliva com fins comerciais em Santa Catarina. O casal de produtores Jester Macedo e Patrícia Macedo comemora a primeira safra de azeitonas e revela os planos para os próximos anos.

Continua depois da publicidade