Os pequenos e antigos restaurantes — alguns de famílias de pescadores — que servem os deliciosos pratos servidos compostos por arroz, feijão, batata frita, saladinha de alface, peixe fresco frito e pirão, normalmente acompanhado de uma tradicional caipirinha de cachaça, são “a cara da Ilha”, com seu chão batido e tetos de palha. Neles, não há sequer maquininha de cartão. Porém, há necessidade de capricharem na lavação de talheres, louças, copos e manter os banheiros, quase sempre único para todos os gêneros, limpos. Simplicidade e rusticidade não combinam com desleixo e falta de higiene. Aliás, boa oportunidade para os órgãos de turismo e vigilância sanitária fazerem visitas de orientação e fiscalização nestes pequenos lugares, bastante frequentados por turistas na temporada.
Continua depois da publicidade
ANU SEM PENA
Imortalizado no Carnaval de Florianópolis com a fantasia canarinho da telha, e censurado no ano passado na tentativa de sair de pomba do Divino, o irreverente Bita Tancredo já escolheu a fantasia de 2018: vai cair na folia como anu sem pena no pé. Como diria o Militinho Cunha, “coisa pro cara rir”.
SOM NA CAIXA
Neste sábado no Arena Pop Rock em Canasvieiras, última noite para matar saudades das bandas que fizeram sucesso nos principais festivais do país: Rock in Rio, Hollywood Rock e Planeta Atlântida.
Continua depois da publicidade
PARA FICAR NA MEMÓRIA
O Rappa faz último show em Santa Catarina no próximo domingo, dia 4, no P12, antes de uma parada por tempo indeterminado na carreira. Após mais de 20 anos de estrada, a banda que fez história no cenário nacional e internacional com canções que se tornaram verdadeiros hinos, anunciou na metade do ano passado a pausa nas atividades, informando que os integrantes agora devem se dedicar a projetos pessoais.
O SALTO DE PALHOÇA
O programa Inova Palhoça vai inspirar outros municípios brasileiros, por meio da organização Comunitas, coordenada por empresários com objetivo de contribuir com a superação dos problemas sociais e econômicos de todo país. Na última quinta-feira, estiveram em Palhoça para um encontro com o prefeito da cidade, Camilo Martins, a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, os líderes empresariais que fazem parte da governança Comunitas, José Roberto Marinho e Carlos Jereissati Filho. Eles vieram conhecer de perto o programa inovador de desenvolvimento econômico estruturado na cidade. Paulinho Bornhausen foi o apresentador do encontro.
A parceria com empresas permitiu que o município em 2017 atraísse 500 novas empresas somente no parque tecnológico montado na Pedra Branca. Além disso, desde 2013 o programa incentivou a abertura de 3 mil novas empresas.
Leia todas as publicações de Cacau Menezes
Leia também: