A Orquestra Sinfônica de Santa Catarina está esperançosa em relação ao futuro próximo. Mais do que qualquer outro, André Almeida, presidente da instituição, apressa-se em contestar informações segundo as quais seu grupo cometeu irregularidades nas prestações de contas dos recursos recebidos do Estado. Almeida nega com veemência que a carteira de habilitação da sua orquestra esteja em situação irregular.
Continua depois da publicidade
Ele confirma que a OSSCA, com um novo CNPJ desde 2015, vem, sim, recebendo recursos do erário. Diz textualmente: “Os recursos estão longe de serem compatíveis com as demandas artísticas, sustentabilidade e excelência da Orquestra, mas vêm proporcionando ótimos concertos na esfera erudita, instrumental e popular na Grande Florianópolis e por toda Santa Catarina (diversos registros dos eventos em fotos, cartazes e vídeos facilmente encontrados em nosso site e nossa página oficial no Facebook)”.
O novo CNPJ trouxe, segundo se conclui, dinheiro ao caixa e felicidade para a nova gestão. Comemora Almeida: “A antiga gestão, a qual sempre foi composta de colaboradores, e não tinham conhecimento de gestão sustentável e devido à escassez de repasses do governo, se viram impedidos de continuar com a sua colaboração encerrando suas atividades, finalizando seu apoio à OSSCA no ano de 2015”.
Os novos ares superam, assim, o passado. Então, tá.
Único jeito
Ciro Gomes prometeu que deixará a vida política caso Jair Bolsonaro seja eleito presidente, posição que também poderia ter a adesão dos demais candidatos.
Aí o capitão receberia votos até de desafetos.
Continua depois da publicidade
Preocupante
O mundo está mais triste. As taxas de felicidade no planeta atingiram seus mais baixos índices em mais de uma década, com o número de pessoas que se dizem estressadas e preocupadas aumentando, segundo levantamento do Instituto Gallup. Abalada por conflitos, a República Centro-Africana foi o local mais infeliz e o Iraque ficou em segundo lugar. O instituto entrevistou 154 mil pessoas em 146 países, perguntando se elas sentiram dor, preocupação, estresse, raiva ou tristeza no dia anterior. Conclusão: o mundo está em seu pior momento desde que a primeira pesquisa do tipo foi realizada, em 2006. E o país mais feliz do mundo é o Brasil? Não. É o Paraguai. E não é felicidade falsificada.
Via estressa
Limitação territorial; vias de dimensões ainda provincianas; transporte público que não atrai; política de edificação desconsiderando impacto viário; ausência de controle habitacional; centralização de empresas, colégios e órgãos públicos; desinteresse na implantação do transporte marítimo e crescimento vegetativo da frota de veículos particulares são algumas das causas da imobilidade na Capital que, sinto muito informar, exigem a adoção imediata do sistema de rodízio, medida antipática, polêmica, mas necessária, para o resgate da qualidade de vida em Floripa.
Podem apostar que esse será o tema principal e que determinará o nome do próximo prefeito da cidade.
Dívida ativa
Vem de Blumenau um programa inédito no país para cobrança de dívidas de contribuintes com a prefeitura. A iniciativa está em vigor desde março deste ano e já recuperou para a maior cidade do Vale do Itajaí quase R$ 500 mil. As procuradoras do município Cleide Pompermaier e Ângela Farias, idealizadoras do projeto, explicam que quanto maior a dificuldade de cobrança por parte do município, maiores são os descontos, que podem chegar a 70% do débito principal e 100% dos juros e multas. Esta semana, elas apresentaram o programa ao presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), desembargador Rodrigo Collaço, que já se comprometeu em levar a ideia ao conhecimento dos juízes de todo o Estado
Milagres
Deputados estaduais acabam com o privilégio do ressarcimento integral das despesas médicas.
Para quem não acredita, a prova está aí: ano eleitoral faz até milagre.
Continua depois da publicidade
Leia também: