Nada menos que 120 obras estão paralisadas em Santa Catarina, ou se arrastando a passos de tartaruga, segundo levantamento realizado pela Fiesc e pelo Tribunal de Contas. O valor contratado é de aproximadamente R$ 7 bilhões. Um total de 66 cidades são afetadas. No próximo dia 7 acontecerá na Assembleia Legislativa uma audiência pública para debater a situação, proposta pelo deputado Bruno Souza (sem partido).
Continua depois da publicidade
Os portões
Comércio depois do trevo da Ressacada, no Carianos, até o antigo aeroporto, já começou a sofrer impacto. Bancos, locadoras, restaurantes, estacionamentos, maioria tá fechando ou vai fechar suas portas ainda esse ano. Estrago parecido com o que sofreram comerciantes da Costeira quando foi inaugurada a Via Expressa Sul, reduzindo em 90% o movimento.
Só tem uma saída: abrir para sempre os portões da Base Aérea, lembrando que o Muro de Berlim já caiu. E quem derrubou foi o povo.
União Homoafetiva
Prezado Cacau Menezes: dirijo-me ao veterano jornalista – torcedor, no Rio de Janeiro, do Glorioso Botafogo de Futebol e Regatas como eu – com conduta que se tem caracterizado pela isenção e imparcialidade. No cumprimento do dever, não se verga ao aplauso fácil, nem se rende aos esgares de grupos e segmentos.
A respeito da “Nota” publicada em sua prestigiosa coluna do dia 27 último, sexta-feira, Asseguro a V.Sa. que não se trata de “ser contra” ou “a favor”. Não se trata de “opinião”, ou “entendimento”. Ou “cruzada homofóbica”. Não. Cuida-se, antes – e somente –, de prestigiar a Hierarquia das Normas, ensinamento que remonta ao primeiro ano de Faculdade. No caso em tela, tem-se uma “Resolução” do Conselho Nacional de Justiça – de nº 175 – a Impor (!) a celebração de casamento homoafetivo!
Continua depois da publicidade
Ao largo do Poder Legislativo – com prerrogativa indelegável – e Contra (!) artigos do Código Civil – 1.514 e 1.723, “caput” – e da própria – art. 226, § 3º – Constituição da República Federativa do Brasil, Desnecessário dizer, a opção sexual pertence, exclusivamente, à intimidade de cada um. Ninguém tem nada com isso e nem é disso que se trata. O que se cuida, aqui – e no Estado de Direito -, é de saber se “Resolução” revoga Lei, principalmente a Carta Magna, a Lei das Leis. Em nosso Ordenamento Jurídico, estou convicto que Não.
Com a palavra – em sua soberania –, o foro próprio, o Congresso Nacional. Cordiais Saudações e um abraço! Henrique Limongi – Promotor de Justiça – Florianópolis.”
Omissão
Nesse último domingo que seria de festa e acabou um dia de cão no Sul da Ilha, sobrou críticas para todo mundo: governadores, prefeito, comandantes da PM, Guarda Municipal, Base Aérea, e até para o novo aeroporto, coitado, que não teve nada com o problema, pois seu acesso não passa pelo acesso a Base Aérea, que trancou tudo, começando pela Via Expressa. A Base só abriu os portões para sua festa às 9h, mas às 7h já tinha fila.
Parou tudo
Não sei se nos outros lugares que ele vai é assim, mas a segurança em Floripa nesta segunda (30) ao ministro Sérgio Moro foi muito além do que tudo o que a cidade já tinha visto.
Continua depois da publicidade
Parecia o Donald Trump visitando a Síria. Por onde nosso ministro passava, parava tudo.
Caixa preta
Ex-presidente do Figueirense, Claudio Honigman, a caminho da Itália, onde vai comemorar aniversário de um dos filhos – todos moram lá – só deve retornar a Floripa no próximo dia 12. Nesta segunda (30), explicou a Cacau porque sua conta não durou um dia no instagram.
“Porque os torcedores e conselheiros do clube estão preocupados com abertura da caixa preta. Fizeram um apelo. E tantas pessoas denunciaram sem motivo minha conta que o Insta fechou. Mas meus advogados já conseguiram liminar paga reabrir”. E na segunda já soltou a primeira bomba sobre o tal jogo do W.O., atingindo o volante Zé Antônio, que falava em nome do elenco.
E falando em liminar, mandou esperar que haverá outras em breve.
Espanto
Casal amigo, dando um rolê em Turim, relata à coluna que o custo de vida na histórica cidade de 1 milhão de habitantes, e a segunda mais importante da Itália, acreditem, é menor que em Florianópolis. Os preços dos alimentos, transporte, roupas e até os aluguéis são mais baixos. É mole?
Save the date
Genro do ator e diretor norte-americano Mel Gibson, o blueseiro Kenny Wayne Shepherd toca ao lado de Zakk Wylde, ex-guitarrista de Ozzy Osborne, no Samsung Best of Blues, em shows abertos em Porto Alegre, dia 26, no Anfiteatro Pôr do Sol, e 27 de outubro, na plateia externa do Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O evento conta ainda com a apresentação das brasileiras Tatiana e Nina Pará. Na capital gaúcha, a abertura ficará por conta do grupo local Stones Blues Band.
Continua depois da publicidade
Almoço
Senador Esperidião Amim almoçou nesta segunda (30) na Toca da Garoupa com autoridades parlamentares para tratar sobre a delicada questão da segurança cibernética. Entre os presentes estavam o General de Divisão Guido Amin Naves, Comandante de Defesa Cibernética, e o jovem Egon Schaden, Presidente da Associação Nacional de Certificadoras Digitais.
Série A
Advogado Tullo Cavallazzi Filho foi convidado pelos membros do grupo de Diretores Financeiros da Série A e participa de evento que ocorre em Floripa. A reunião, na Ressacada, tem a presença de dirigentes dos maiores clubes do País. Presidente da comissão Nacional de Direito Desportivo da OAB, Cavallazzi faz palestra nesta terça. Vai tratar temas como Fair Play financeiro, a nova Lei de Clube-empresa e tributação de clubes de futebol.
Digital
Você, que é assinante NSC, pode acessar às edições do jornal digital do DC, AN e Santa pelo site e também pelos aplicativos. Lançamos uma nova versão, com uma experiência ainda melhor na leitura diária do seu jornal. Agora você pode:
Ouvir os destaques da edição e as matérias, clicando na caixa de som, arrastar as páginas para uma leitura mais rápida, com zoom, ler os textos em formato de lista, clicando sobre os títulos, procurar conteúdos ou termos nas edições com a ferramenta de busca e imprimir páginas ou até mesmo toda a edição, acessando pelo desktop.
Continua depois da publicidade
Toques
Mobilidade
Lançado em Floripa um novo serviço de transporte adaptado com cadeiras de rodas criado pela fisioterapeuta Samira Garcia Anzolin, para pessoas com problemas de locomoção, idosos e para serviços de urgência para clínicas e hospitais. Trata-se de veículos adaptados com cadeiras de rodas para facilitar os deslocamentos. Um serviço de utilidade pública que pode também ser utilizado para passeios pela Ilha.
Hoje
Salomão Ribas Junior lança às 19h desta terça (1º) na Alesc o livro “Participação e Transparência. 30 Anos da Constituição do Estado de Santa Catarina (1989-2019)”. Importante relato dos bastidores e discussões públicas da conturbada Constituinte de 1989.
Dólares
Leitor Sandro GS – Polaris corrige: o jato do empresário Luciano Hang custou 55 milhões, mas de dólares e não de reais. Nossa!