Presidente Jair Bolsonaro prometeu abrir a caixa preta do BNDES. Pois bem. Na sexta-feira divulgou a lista dos 50 maiores tomadores de empréstimos da instituição nos últimos 15 anos, incluindo o governo de Santa Catarina, que conseguiu R$ 3,94 bilhões. As empresas catarinenses WEG e BRF também estão no "ranking". Mas o que há de errado em contrair financiamentos junto ao BNDES? Bolsonaro criminalizou os integrantes da lista sem motivo nenhum. Se isso é abrir a caixa preta, melhor deixá-la fechada.
Continua depois da publicidade
A praça
Embora o vereador Afrânio Boppré diga que a competência é do IPhan para pedir os estudos arqueológicos numa pracinha que seria construída no terreno doado pelo Exército na frente do Beiramar Shopping, que estavam orçados em R$ 10 milhões à época e que fez o grupo Koerich desistir de adotar a área, o vereador defende os estudos. Assim como o arquiteto Roberto Tonera, professor da Ufsc, com quem Afrânio tem estreita relação, e foi quem deu o parecer técnico ao IPhan exigindo o caro estudo arqueológico. Ambos inclusive gravaram um vídeo do terreno na Beira-mar Norte, postado nas redes sociais, falando sobre a importância dos estudos arqueológicos. O vídeo foi retirado da página do vereador no Facebook.
Em Punta
Jorge Freitas e o cunhado Jaime de Paula passaram o final de semana com as respectivas mulheres, Aninha Carvalho e Jadna Freitas, hospedados no hotel Fasano de Punta del Leste, onde estavam também muitos catarinenses que foram para o aniversário da blumenauense Rozana Fidler, mulher do Cristiano Buerger, em Las Piedras. Juninho Pacheco, amigo do casal, representou o time do Beijo. Jorge e Jaime, no jatinho do Jaime, não foram para o casamento. Foram é curtir. Cassino, carne, agito internacional.
Nunca tantos catarinenses foram para o Uruguai num verão como agora.
Luto no surfe
Faleceu no domingo em Floripa uma lenda mundial do surfe, Jorge Vicente Batieri, o Tio Jorge como era chamado, gaúcho que viveu parte da sua vida em Santa Catarina e no Hawaii, onde morou 30 anos. Era considerado o maior shaper de guns do mundo. Estava internado com muitos problemas de saúde, o maior deles renal. Descansou.
Continua depois da publicidade
Novo show
Tão boa tem sido a repercussão do novo show Bloco na Rua de Ney Matogrosso que os ingressos para a sessão do dia 9 de fevereiro em Floripa (CIC) já estão esgotados. Com isso a produção local está abrindo uma sessão extra no dia 10 também no CIC. O evento, que estreou no Rio no último dia 11 tem sido sucesso de crítica com um repertório que fala por si só, e que inicia com a música que inspirou o nome da turnê – "Eu quero é botar meu bloco na rua" (Sérgio Sampaio, 1972). Jornalista Cesar Seabra assistiu o show no Rio e se encantou.
Te explica, Casan!
No último relatório de balneabilidade divulgado pelo IMA, surpreendentemente, as praias Mole, Moçambique, Santinho, Morro das Pedras e Joaquina, as top da Ilha, aparecem com pontos impróprios para banho. Na praias Brava, Barra da Lagoa, Ingleses, Campeche, Lagoa da Conceição, Canasvieiras e Jurerê são várias as áreas também com registro de impróprias. Assim, pouco adianta a Casan despoluir a Beira-mar Norte se o resto da Ilha se encontra em situação que beira a calamitosa.
Vazia
Motorista gaúcho de Uber morando nos Ingleses reclama da falta de turistas na Ilha neste Verão. No sábado, ficou meia hora sem fazer uma única corrida no norte.
Realmente nesse aspecto é a pior temporada dos últimos anos em Floripa. Postos de gasolina e pousadas perderam 50 por cento do movimento. Bares e restaurantes estão vazios. Alguns merecendo pela exploração.
Apareceu a dúvida
Agências de desenvolvimento regional (ADRs), extintas pelo governador Moisés da Silva, eram ou não eram necessárias? A pergunta é pertinente porque prefeitos de todo o Estado foram reclamar ao governador do que qualificam de abandono das prefeituras com o fim das unidades. Além disso, Moisés anunciou a criação de uma central de atendimento aos municípios vinculada à Casa Civil. No fim mataram uma cobra e criaram outra.
Continua depois da publicidade
Dupla
A dupla formada por Nelson Alves Filho e Nikita Prado sagrou-se campeã na 32ª edição do Dominó do Estimado, competição que reúne há mais de três décadas ministros, empresários, parlamentares, profissionais liberais e convidados especiais. Os dois vencedores conquistaram o Troféu Roberto Gentil. Alexandre Melo e Rodrigo Daux Boabaid sagraram-se vice-campeões. O senador eleito Esperidião Amin e seu fiel parceiro "Pé de Lixa" ficaram em quarto lugar. Em 2018 Nelsinho e Nikita também levaram o primeiro lugar.
Idealizado e organizado pelo professor Jorge Seara Polidoro, a confraria é a mais eclética durante a temporada na Capital.
A resposta
"Prezado Cacau: Infelizmente, mais um vizinho que vem morar em Florianópolis que ao sair da sua maravilhosa cidade, quando passa a ponte, quer fechá-la para não entrar mais ninguém, menosprezando as aspirações de quem aqui mora e ajuda a modernizar nossa terra. São essas pessoas que atravancam nosso desenvolvimento, tais como marinas, transporte marítimo, uso legal da Ponta do Coral, beach clubes de fama internacional e muito mais". Luciano da Cunha Silveira. Engenheiro Agrônomo. "Daqui".
Impressionante como chegam críticas à leitora gaúcha que em resposta ao Fernando Marcondes foi dizer o que Floripa precisa ou não fazer.
Sessentão
Figura das mais queridas da Ilha, Renato Prazeres chega aos 60 anos terça-feira. Mas já começou a comemorar desde quinta-feira em Manaus, onde está curtindo um cruzeiro pelo Rio Negro com familiares. Em novembro, ele e a mulher, Lúcia, terão outra data memorável: 40 anos de casamento.
Continua depois da publicidade