Já há um acentuado conflito de pensamento na classe médica brasileira sobre a consulta e o vício da precipitação de primeiro pedir exames, antes da anamnese – diagnóstico clínico, hoje raramente praticada. No Brasil, começa a ganhar corpo a terceirização da primeira consulta, que se limita a solicitar exames para depois o médico atender o paciente.
Continua depois da publicidade
O médico Celmo Celeno Porto, da Universidade Federal de Goiás, defende que o profissional de medicina precisa criar o hábito de proceder exames clínicos e ter empatia com o problema do paciente e não apenas esperar pelo diagnóstico dos exames técnicos.
Já o médico Rodrigo Nunes, professor da Unisul, retornou de um voluntariado na África do Norte com um livro mapeado, que se resume numa frase forte: “o médico precisa aprender a chorar”.
Este tema polêmico estará em discussão nesta quinta-feira no Curso de Medicina da Pedra Branca, no 1º Encontro de Gerações, organizado pela Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina. O Dr. Celmo Celeno Porto será um dos debatedores.
Continua depois da publicidade