Deputado estadual Gelson Merisio, autor da lei que regulamenta os procedimentos administrativos internos do Detran (dirigido pelo grupo do vice-governador Eduardo Pinho Moreira, do PMDB) para punição e suspensão do direito de dirigir dos motoristas que atingiram 20 pontos, estabelecendo critérios e prazos para isso, explica que a lei não é inconstitucional por um motivo simples: ela não diz respeito ao trânsito, isso sim competência privativa da União, mas única e exclusivamente a questões internas do órgão estadual de trânsito, que integra a estrutura administrativa do Estado e, portanto, se insere dentro das competências da Assembleia. 

Continua depois da publicidade

Merisio afirma ainda que enviará um pedido ao Detran solicitando explicações para saber porque motoristas que procuram o órgão para recorrer administrativamente com base na nova lei não estão conseguindo, como informou Cacau com exclusividade. Para o deputado, é inaceitável que o Detran casse carteiras de habilitação por infrações cometidas há cinco anos. Infrações muitas que nem foram cometidas pelo dono do carro, mas por terceiros.

Tainhas

Manezinho, sentado numa mesa do Alvim, leu no DC de ontem que o deputado Marcos Vieira recebeu líderes do PSDB, partido que preside, e do PMDB para uma tainhada e largou essa: “Político quando quer ‘faz cosa’, consegue até tainha fresca fora da temporada”.

A pesca da tainha, normalmente, inicia em Floripa entre abril e maio e a raça não perdoa. 

Continua depois da publicidade

Deu certo

Um dos parlamentares de Santa Catarina mais ativos nas redes sociais, o deputado estadual João Amin teve aprovado na Assembleia Legislativa um projeto de lei desenvolvido de forma conjunta com seguidores de suas mídias. O deputado abriu espaço para que as pessoas encaminhassem sugestões e foi o que fez o advogado Christian Mirkos, que sugeriu a confecção de proposta dispondo sobre a proibição da administração pública estadual de adquirir ou alugar imóvel cujo proprietário seja detentor de cargo eletivo ou comissionado na no governo. Nesta semana o governador Raimundo Colombo sancionou a lei que inovou na participação popular.

Acabaram 
Nos laboratórios particulares do Estado acabaram as doses de vacinas contra a febre amarela. O medicamento não está à disposição nem para as pessoas que estão viajando para as áreas de risco.

Toques

FUNDO O MAR – Final de tarde de hoje terá moqueca de garoupa no Le BarBaron feita por Luciano Santa Ritta, um dos sócios da casa, e pelo amigo Guigo Meitanis, filho do Grego, ex-vocalista da Immigrant e superfera em pesca submarina. Os dois costumam mergulhar juntos e vão preparar o prato para o público do festejado beach bar da Brava ao som dos DJs Lu e Renan Soares.
 
DE VOLTA – Ex- Titãs Nando Reis, sempre com grande público em Floripa, volta ao P12 neste sábado com a nova turnê “Jardim-Pomar”. Além das músicas, uma entrevista com o cantor será publicada na Superedição do fim de semana do Diário Catarinense.
 
INGLESES – Farofada do Thomas na sua sexta edição vai agitar neste sábado o Porto das Águas, em Ingleses, a partir das 12 horas. Este ano é também o primeiro ano do Thomas como papai do Lucas.

Leia todas as publicações de Cacau Menezes

Veja também:

Guga é considerado um dos 30 homens mais influentes do mundo por revista inglesa

Segundo advogado e leitor, lei catarinense sobre suspensão de CNH é inconstitucional