Domingo passado, em casa, dei uma adiantada na belíssima biografia do maior colunista do país, o saudoso Zózimo Barrozo do Amaral, com passagens brilhantes pelo JB e o Globo, “Enquanto houver champanhe, há esperança”, escrita pelo jornalista Joaquim Ferreira dos Santos. Que delícia! Cheguei na melhor parte do livro, as histórias no Antônio’s, na Bartolomeu Mitre, Leblon, último reduto boêmio do Rio de Janeiro que reunia a nata do jornalismo, artistas, intelectuais, socialites, empresários, falsos loucos, todos com nome e sobrenome conhecidos no país inteiro. Era naquela varanda que Zózimo assinava o ponto todos os dias e dali tirava suas melhores notas. Duas delas destaco agora, sentindo também, como colunista, muita saudade dos bares que me inspiravam em Floripa e que não eram poucos:
Continua depois da publicidade
Escolhida como a melhor frase do ano até agora, no Antônio’s, a sentença de uma dama da sociedade carioca sobre a infidelidade conjugal: “Antes à tarde do que nunca”.
A outra nota é com o próprio Zózimo, que ao deixar o bar cambaleante e, amparado pelo cronista Carlinhos de Oliveira, sugeriu ao amigo que tomassem um táxi, de quem ouviu na hora a seguinte resposta: “É melhor não. Não convém misturar”.
Leia também: Por que o mundo está dividido
Continua depois da publicidade
Rogério Sganzerla
Maio chega com uma programação festiva na Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). O mês celebra o aniversário do cineasta catarinense Rogério Sganzerla (1946-2004) e logo na largada, hoje, entra em cartaz uma série de quatro filmes simbólicos de sua filmografia: “A Mulher de Todos” (1969), o emblemático “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), “Copacabana Mon Amour” (1970) e “Tudo É Brasil” (1997).
TOQUES
PANTAI. Joinvilense Julian Olsen, dono da rede Bali Hai, e que está em lua de mel, confirma seu novo empreendimento, o Pantai, em Piçarras, um local maravilhoso à beira-mar para eventos, onde foi o casamento. Inauguração ainda este ano.
ARQUITETURA – O Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/SC) assina um ciclo de palestras gratuitas sobre diferentes temas do universo da Arquitetura nesta semana, durante a Feira Casa Sul, no CentroSul. Entre os palestrantes confirmados está o arquiteto Sarkis Semerdjian, de São Paulo
FEIJUCA. Ricardo Pereira convidando para o início da temporada de feijoada no hotel da família, o Maria do Mar, a partir das 12h deste sábado.
Continua depois da publicidade
FOTOS: confira as imagens da Coluna do Cacau desta quinta-feira