A partir de segunda-feira, 5 de fevereiro, o NSC Notícias começará a exibir uma série de quatro reportagens especiais chamada Fortalezas da Ilha. Ricardo Von Dorff e o repórter cinematográfico Jean Carlos mostram porque as fortalezas da Ilha são as responsáveis por Santa Catarina e o Sul do Brasil falarem português. Pode parecer exagero, mas no século XVIII, a Ilha estava no meio de uma rota disputada por Portugal e Espanha, a rota do Rio da Prata. Para defender o último porto seguro para as embarcações, a coroa portuguesa destacou o Brigadeiro José da Silva Paes para construir fortificações na Ilha. O texto é informativo e ao mesmo tempo divertido, tratando a história com leveza. E as imagens amigo, garante o apresentador e editor chefe do principal telejornal do Estado, Fabian Londero, estão espetaculares.

Continua depois da publicidade

FALCÃO

Em Brusque para a disputa do Grand Prix de Futsal com a Seleção Brasileira, os craques Falcão e Rodrigo, do Magnus Futsal, participam de uma sessão de autógrafos e fotos com os fãs, nesta sexta-feira (2), às 16h, na Agropecuária São Joaquim, na cidade catarinense. 
Falcão, me confirmou essa semana pelo telefone, que vem passar o Carnaval em Jurerê Internacional com a esposa, começando a maratona de festas no sábado pela Feijoada na Lagoa da Conceição.

MAÇÃ SEGURA 

Não é só no Litoral que há necessidade de movimentações especiais da Polícia Militar para garantir a segurança. Em São Joaquim, Urubici, Urupema e Bom Jardim da Serra a corporação deflagrou a Operação Altos da Serra, que aumenta o policiamento em virtude da presença de trabalhadores “importados” de outras regiões na colheita da maçã e da visita de turistas por conta das férias. 

Continua depois da publicidade

PRA PENSAR

Se um ladrão de galinhas fosse condenado em segunda instância, ele estaria solto ou preso? Perguntinha básica. 

A MELHOR NOTÍCIA

Monitorando diariamente, e geralmente na madrugada, os principais sites de previsão do tempo, e conversando com o meteorologista Leandro Puchalski, do grupo NSC, ontem finalmente saiu o que vai acontecer em Floripa durante toda a próxima semana, que é a do sábado de Carnaval: A noticia é boa, muito boa: teremos sol na maior parte do tempo, inclusive no sábado da Feijoada, dos blocos de sujo e das escolas de samba.  E essa é, até agora,   a principal notícia do ano.

ERRARAM

O Facebook errou. Anunciou ontem uma notícia fake que muito eles combatem,  log no primeiro dia de fevereiro,  que  era o meu aniversário.  Não tive esse  privilégio de nascer neste que é o mês mais alegre do ano no Brasil. O mais alegre e o mais curto, razão pela qual a  vaga é cara e disputada.  Sou da raça mais estressada, ariano,  do dia 2 de Abril. Este ano, alias, completando 50 anos de comunicação.

LÁ E CÁ

Enquanto algumas das nossas praias aqui estão com pouca faixa de areia e se estuda o engordamento da orla, Cannes, na França, está ampliando a praia para o festival de cinema em maio. Afinal, cada espreguiçadeira custa 25€.

Continua depois da publicidade

NA PONTA DO LÁPIS

Faça as contas comigo. A Assembleia Legislativa tem 40 deputados. Certo? Certo. Como o número de parlamentares não aumenta, automaticamente não pode aumentar o número de servidores. Certo? Certo. Então por que, afinal de contas, o Poder Legislativo precisa de um novo prédio, que está sendo comprado a R$ 83 milhões? A pergunta é essa: por que? Em ano eleitoral, os representantes do povo precisarão responder essa questão diretamente aos eleitores. 

MORVAM A BORDO

Morvam Silva é um cara que não tem inimigos. Em Floripa, onde mora, é idolatrado nos morros, praias, praças, bares…O homem tem fôlego de gato e alegria dos abençoados. Vive rindo. Seu facebook é uma festa. Tudo o que faz e onde está ele divide com seus seguidores.  É praieiro, boleiro, boêmio. Dança com quem não conhece, conta piada, inventa histórias, enfim, uma  figura. 
Essa semana Morvam nos deixou. Pegou um avião em Floripa, desceu no Rio de Janeiro e na Cidade Maravilhosa embarcou num transatlântico para um cruzeiro de cinco dias até Salvador. O seu primeiro. O que fez a bordo certamente não será esquecido pelos demais passageiros. Os que vão para festar e os que vão para descansar. Despercebido não passou.

Leia todas as publicações de Cacau Menezes