No novo elevado do Rio Tavares, comenta leitor assíduo desta coluna, que é expert em engenharia, há uma curva decrescente com raio reduzido ao final da travessia, que se revelam ingredientes perfeitos nos acidentes fatais. “A curva deve ser compatível com a velocidade de entrada, permitindo ao condutor segurança e estabilidade ao longo dela. O motorista entra naquela curva em uma velocidade, achando que serão constantes os elementos construtivos, e se depara com uma mudança de raio, limitadora de aderência”.
Continua depois da publicidade
Leia também: Elevado do Rio Tavares inaugura sem espaço para ciclistas
O resultado, dependendo da velocidade de quem transita, é grave. Como era grave na famigerada “curva da morte”, na SC-401, até ser corrigida. Lembram?
Mandato curto
Jair Bolsonaro é um presidente-aprendiz, diz o título de uma reportagem publicada pela revista The Economist nesta quinta-feira (28). “E ele precisa parar de provocar e aprender a governar de fato, ou corre o risco de ver seu mandato encurtado”, afirma o texto publicado com uma ilustração que mostra o carro presidencial se dirigindo rumo a um abismo na bandeira do Brasil. A The Economist não é o único veículo da imprensa internacional a alertar para uma crise com consequências imprevisíveis. O Financial Times e a Bloomberg publicaram reportagens críticas recentemente indicando problemas e até mesmo o risco de o novo governo desmoronar.
Continua depois da publicidade
Volta triunfal
A velha UDN (União Democrática Nacional) terá seu retorno ao cenário político catarinense homologado neste sábado. Em encontro em Itajaí – a cidade foi escolhida porque foi o berço estadual do partido – será empossado o vice-presidente, professor Airlon Jaques. Quem preside a UDN de Santa Catarina é Júlio Cesar Lopes, pai do deputado Jessé Lopes. O parlamentar adiantou ao Serviço Secreto do Cacau que, embora seu pai esteja comandando a UDN, ele não sairá do PSL.
Missão catarinense
Nesta, que será a primeira semana de abril, integrantes do governo federal estarão em Santa Catarina para uma agenda que envolve assuntos ligados à área de infraestrutura e transporte. Há um assunto que tem entrado na agenda do poder Executivo, que diz respeito a taxas para novos condutores de veículos.
Vida nova
Agora é definitivo: o ex-prefeito Cesar Sousa Junior e a ex-esposa Francine já não dividem mais, novamente, a mesma casa. Cesar tenta se realinhar politicamente e Francine ensaia seus primeiros passos como comunicadora, área em que pode surpreender: é bela, sabe o que fala e sabe falar.
Incômodo
Se você está se aposentando ou é um recém-aposentado, prepare-se: os bancos vão ligar para você, inclusive de madrugada, para oferecer empréstimo consignado. Isso acontece porque existe um convênio entre o INSS e instituições financeiras para a oferta dos empréstimos. No entanto, a forma como os bancos oferecem o benefício é considerada invasiva pelos beneficiários, pois telefonam e enviam mensagens várias vezes ao dia, ligando até para familiares. Incômodo que incomoda, com pedido de desculpas pela redundância.
Continua depois da publicidade
Venceu em Daytona
Edson Luiz, catarinense de Taió, há muitos anos morando em Jurerê Internacional, além de advogado e empresário, é piloto de motovelocidade. No último dia 17 disputou uma etapa do CCS/ASRA no Autódromo Internacional de Daytona, em Daytona Beach, Flórida, EUA, e ganhou. Trouxe o caneco de primeiro lugar para o Brasil e para Floripa na categoria Superstock 1000, andando de BMW S1000rr. A corrida acontece todo ano com o Daytona Bike Week, o maior encontro de motos dos Estados Unidos.