Nenhum – eu disse nenhum – dos deputados federais catarinenses reeleitos em 2018 (Rogério Peninha Mendonça e Celso Maldaner, do MDB; Pedro Uczai, do PT; Carmen Zanotto, do PPS; e Geovânia de Sá, do PSDB) abriu mão do auxílio-mudança pago pela Câmara no início de cada legislatura. Trocando em miúdos: esses parlamentares já moravam em Brasília, mas mesmo assim embolsaram, cada um, R$ 33,7 mil para se mudarem sabe para onde? Para Brasília. É preciso destacar positivamente os nomes de dois outros deputados federais catarinenses: Caroline de Toni (PSL) e Gilson Marques (Novo). Ambos, embora tenham sido eleitos pela primeira vez, abriram mão do benefício. As informações foram fornecidas pela Câmara dos Deputados ao Serviço Secreto do Cacau.
Continua depois da publicidade
Altos e baixos
A revisão de benefícios fiscais realizada em 2018 em Santa Catarina e a retirada de produtos da Substituição Tributária (ST) começam a apresentar resultados positivos. O governo anuncia que, como efeito das medidas, a arrecadação tributária bruta do Estado bateu recorde com R$ 2,4 bilhões em fevereiro, um total de 18,04% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado e queda de 2,6% comparado a janeiro de 2019. Apesar do avanço na receita, os desembolsos para pagamento da dívida também cresceram. Houve aumento de 31,9% comparando com 2018 e de 106,3% em relação a 2017.
Vaiado
O rapper Ja Rulle não deve ter entendido nada. Apareceu na Ocean Floripa no sábado, novo e belo point nas imediações do Veleiros da Ilha. Casa cheia de princesas, uma mais bonita do que a outra. Ja Rulle, cuja presença foi exaustivamente anunciada pelo DJ, chegou por volta das 22h, sentou, botou óculos escuros, tomou champã e comeu. Mas não deixou ninguém bater foto e nem chegar perto, frustrando as fãs. Meia-hora depois, sem cantar e sem falar com ninguém, e certamente também sem entender nada, o rapper nova-iorquino foi embora, sob vaias generalizadas.
Polivalente
Com a volta do Queiroz, o Brasil conheceu uma nova profissão: gerente de salários. Ele confisca uma parte do pagamento dos assessores formais para contratar os informais. Vende automóveis e eletrônicos, gerência a renda da mulher e da filha. Como é que o presidente Bolsonaro deixa um cara desses fora do ministério?
Morreu no carnaval
Com muito pesar recebi ontem pela manhã a notícia da morte da nossa Anita Martins Bittencourt, namoradinha do Sérgio Madeira Neves e depois casada com o Cesinha Digiacomo. Anita Bittencourt era linda, querida, inteligente, alegre, sensual, moderada, repórter de TV, festiva. Foi uma das musas da geração dos anos 70. Velório nesta segunda, a partir das 8h, no Crematório Vaticano, onde o corpo será cremado.
Continua depois da publicidade
Nova Zelândia
Fazer uma faculdade ou uma pós-graduação na Nova Zelândia pode ser mais fácil do que se imagina. O governo do país oferece passagens aéreas de ida e volta, o valor do curso universitário e o seguro médico. Também há ajuda de custo para despesas com acomodação, livros e materiais escolares, assim como para pesquisa para pós-graduação com doutorado. As bolsas são para o ano letivo de 2020. As inscrições devem ser feitas até 13 de março no site http://goo.gl/QVPyDN.
Economia criativa
Sensualidade à parte, nossa deputada estadual Paulinha (PDT) protocolou na semana passada seu primeiro projeto de lei na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O texto institui a Política Estadual de Incentivo à Economia Criativa, que é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico.
Médio
Movimento de turistas neste Carnaval, observando Canasvieiras, Jurerê e as filas no trânsito, posso garantir que repete-se o que foi a temporada: nem alto, nem baixo, ficamos no médio. Mais para o alto do que para o baixo. Não é ruim. É civilizado. E com sol, todos aproveitam.
Dianteira
Não convidem para o mesmo convescote o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e presidente regional do PSL, Lucas Esmeraldino, e o deputado federal Coronel Armando, do mesmo partido. Os dois brigaram feio e chegaram a bater boca em recente reunião em Joinville. O parlamentar reclama que o PSL da cidade estaria articulando, com apoio de Esmeraldino, para que o comando da sigla local passasse a ser atribuição do deputado federal Fábio Schiochet, de Jaraguá do Sul.
Continua depois da publicidade
Alok x Guetto
O brasileiro Alok está disputando com o francês David Guetta e outros feras do cenário eletrônico o título de melhor DJ do mundo em 2019. A disputa está sendo promovida através da internet pela Billboard Dance 100. Também serão levados em consideração para a escolha dados importantes como execução e download nas plataformas digitais, vendas de músicas e álbuns, execuções em rádios, informações de turnês, vendas de ingressos, residências e festivais.
Eu amo bacon
Parece piada, mas não é. Segundo a pesquisadora da Universidade de NewCastle, Elin Roberts, do Reino Unido, o bacon tem proteínas que proporcionam bem-estar ao corpo, amenizando os sintomas da ressaca e indisposição. É um alimento rico em aminoácidos, o que supre necessidades do corpo e é capaz de regularizar as condições naturais do organismo. O alimento é também uma fonte de vitamina B3, que auxilia no combate de infecções e estimula o sistema imunológico, além de preservar a memória. Com a ingestão do bacon, o metabolismo fica acelerado, o que contribui para melhorar os efeitos da ressaca. “Aos poucos, a pessoa vai se sentindo melhor e voltando ao normal", diz Elin.
Influencer
O deputado federal catarinense Rogério Peninha Mendonça (MDB) virou rei das redes sociais. Pesquisa divulgada pelo Instituto FSB Comunicação indica que o parlamentar tem 618.794 seguidores no Facebook, o que é mais do que a soma dos outros 15 representantes de Santa Catarina em Brasília. Peninha ocupa a 64ª posição do total de 577 parlamentares listados no ranking nacional. Apesar de tanta popularidade, o deputado adiantou ao Serviço Secreto do Cacau que não vai concorrer a mais um mandato.
É seu direito
Se você ficar doente e não conseguir atendimento, exames, tratamento ou internação na rede pública, não hesite: monte um dossiê com a cópia do prontuário, procure a Defensoria ou seu advogado e vá à Justiça para cobrar seus direitos. É responsabilidade do Estado. A recomendação para judicializar esse tipo de caso, frequente no noticiário, é do advogado Wilson Knoner Campos, recém-nomeado presidente da Comissão de Direito à Saúde da OAB-SC.
Continua depois da publicidade
Fiquei
Estava pensando, já que a feijoada foi antecipada em uma semana, sair fora, aproveitar pela primeira vez nos últimos 22 anos um Carnaval completo: descansando numa fazenda de amigo, em hotel sossegado, na praia tipo Rosa, ou numa grande cidade, que seria o Rio de Janeiro. Na real, não fiz nada do que pensei. Carnaval em Floripa, em casa, no mar e com o melhor sol do Brasil. Acertei. Amanhã tem Jorge Bem Jor. Pra dizer que não sai.