Informação preocupante levantada pelo Mapa da Violência 2014, com estatísticas de 2012: o número de mortes no trânsito de Santa Catarina é três vezes superior às causadas por homicídios. O índice é de 30,2 óbitos para cada 100 mil habitantes, contra 12,8.
Continua depois da publicidade
A estatística nos coloca na 11ª colocação entre os 27 Estados do Brasil. Quando são calculados os índices apenas da população jovem – de 15 a 29 anos – o território catarinense vai para a nona posição. No ranking das capitais, Florianópolis aparece em 17ª, com 22,6 mortes. O crescimento entre os números de 2011 para 2012 foi superior a 66%.
Principal causa dos acidentes? Sempre a mesma: imprudência dos motoristas.
Curiosos
A prefeitura de Itajaí quer saber quantas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais moram no município. O censo começou em novembro passado e vai até maio deste ano. A intenção é elaborar políticas de proteção dos direitos humanos dessas pessoas. E em Florianópolis, quantos dos habitantes são LGBTs?
Continua depois da publicidade
Sertanejo da Magia
Depois de quase um ano do último show na Fields, Marcos e Belutti se apresentam na casa, neste sábado, para a alegria dos fãs catarinenses. O retorno da dupla marca o lançamento da nova label “Sertanejo da Magia”, que vai trazer novamente grandes nomes do cenário nacional sertanejo que marcaram época na Fields.
Para inglês ver
Uma mensagem de WhatsApp com o nome do deputado Mauro de Nadal (PMDB) está dando o que falar nos bastidores políticos. A mensagem inicia com as frases: “Sai agora da reunião. Batalha vencida”, e descreve a realocação de funcionários desligados com a extinção das 15 ADRs anunciadas pelo governador. Há quem diga que, com isso, fica comprovado que a economia de recursos com a extinção de cargos comissionados teria sido para inglês ver. Será?
Não viu nada
O deputado comunista Cesar Valduga, de primeiro mandato na Alesc, que conclama “professores e professoras” para cerrarem fileira com ele na aprovação do seu projeto de lei “Escola Sem Mordaça”, pode ir se preparando emocionalmente. A escola que sua excelência propõe, na qual todos falam o que desejam e podem fazer apologia política sem cerceamento do “livre debate de ideias (sic) em sala de aula”, mais se assemelha a um clube de recreação. Como diria minha professora do antigo primário, escola que se preza ensina o aluno a ler, somar, subtrair e escrever. O resto é conversa mole.
A segunda
Na semana passada, na Superedição do DC, o jornalista Cesar Seabra, carioca que assumiu em janeiro o comando do conteúdo da NSC Comunicação, nos brindou com um belo texto no espaço que ele passa o ocupar aos fins de semana. Na estreia, elogiou Floripa e fez um paralelo com a violência entre as duas cidades, a do Rio, onde nasceu, e a nossa, onde está agora trabalhando e que já começa a preocupar. Só pela primeira, o jornalista, ex- Globo Rio, S. Paulo e Nova York, já conquistou os leitores catarinenses, aos quais me incluo, e que aguardam com expectativa o tema de sua segunda coluna. Bora lá conferir?
Continua depois da publicidade
Pra lacrar
Esperando por dias de sol e calor, Floripa se prepara para receber um bom número de turistas uruguaios durante a Semana Santa, que para eles é a Semana do Turismo. A data no país vizinho, por também coincidir com o feriado nacional brasileiro, faz com que a capital catarinense viva um último suspiro do movimento típico do verão. “Este período com muitos brasileiros e uruguaios é sempre importante e é considerado o encerramento da temporada”, destaca Estanislau Bresolin, presidente Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Florianópolis (SHRBS).
Leia todas as publicações de Cacau Menezes
Veja também:
Feira de agricultura familiar ocorre em Floripa no próximo dia 17
Peninha foi o único deputado a votar contra regulamentação dos aplicativos de transporte