Florianópolis teria hoje mais de 800 mil habitantes se os jovens do interior, a partir dos anos 1960 precisassem vir para Capital estudar na UFSC ou Udesc. Com a implantação das universidades comunitárias, criadas por leis municipais (são públicas, mas não estatais), os jovens fizeram cursos superiores em suas cidades, motivo pelo qual o desenvolvimento social e econômico ganhou dimensão.

Continua depois da publicidade

Hoje, quando se vê a Unisul e a Unochapecó – ambas comunitárias – recebendo a nota máxima do MEC, nota-se que Santa Catarina é um Estado referência, principalmente porque o interior tem indústrias, comércio, cultura, educação de qualidade, enquanto nos demais Estados apenas as capitais concentram os melhores índices de crescimento. É oportuno lembrar que Florianópolis é a única capital que não concentra a maior população do seu Estado. Aqui, Joinville lidera o ranking.

Fala, vereador!

Sobre a nota de quinta-feira nesta coluna, o vereador Rafael Daux (PMDB), como foi procurado por muitas pessoas, gostaria de esclarecer que o objetivo da CPI é apurar se houve alguma ilegalidade no aumento da taxa de lixo em Floripa, usando a prerrogativa parlamentar de constituir uma comissão para essa finalidade. “Nosso objetivo não é atacar pessoas ou partidos, mas sim defender o interesse e o direito do cidadão acima de tudo”.

Rafael Daux tem perfil e idade para ser prefeito de Floripa. Olho nele!

Continua depois da publicidade

Vencer ou vencer

Com a inesperada e inexplicável derrota de quinta-feira em plena Ressacada para o Hercílio Luz, de Tubarão, só uma vitória interessa neste domingo ao Avaí no Clássico da Paz contra o Figueirense no Scarpelli. É vencer ou morrer. Não tem outra saída. Ou quebra a invencibilidade do Figueira ou adeus a qualquer chance de disputar a final contra a Chapecoense.

The Monster
Depois de pegar um swell histórico na Urca do Minhoto, no Rio Grande do Norte, o ícone do Big Surf Rodrigo Resende, mais conhecido como “The Monster”, desembarca em Santa Catarina para uma ação e se preparar para a temporada de 2018. A fera vem para os picos catarinenses fazer preparação física com Marcos Morais, também big surfer e treinador, e participar da Chemistry Surfboards – Demo Session Tour, dias 17 e 18 deste mês em Garopaba

Tim Maia
Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (Ossca), representada por seu Quarteto de Cordas e Trio de Metais, volta ao TAC na noite deste sábado, às 20h, para o segundo show da série “Especial Sinfônico”. Nelson Viana cantará Tim Maia, um dos maiores nomes da música popular nacional, com direção artística do Maestro José Nilo Valle.

Leia outras publicações de Cacau Menezes

Veja também:

Coluna perguntou e Colombo explicou a comemoração

Professores municipais compram material escolar que faltam nas escolas