"Há algo de novo no céu da Califórnia. E não é apenas o cheiro da maconha legalizada. Tampouco o peso inquestionável da tecnologia. A revolução é na forma de pensar, multiplicada por mil pela tecnologia."

Continua depois da publicidade

Opinião é do publicitário Nizan Guanaes, o top one brasileiro, publicada com imediata repercussão em artigo na Folha de S. Paulo onde comentou a sua semana passada na Califórnia – uma década em sete dias – reconhecendo que na história da humanidade nunca houve tanto avanço. 

Eu sei. Tenho ido a Los Angeles com frequência e já me assustava, com medo de dizer aqui ou que via lá. Estou voltando agora de férias – uma semana na Jamaica, onde está o povo mais humilde, alegre e querido do mundo, e outra em Miami, onde há cinco anos ou um pouquinho mais não ia – tão impressionado quanto Nizan em Los Angeles.

Me desculpem, mas não dá pra morrer já com tanta coisa nova e boa chegando para melhorar a vida e o mundo. Em cinco anos, Miami é outra. A cidade apostou na qualidade e na renovação e se deu bem. Muito bem. Em tudo. Um excelente lugar para prefeitos brasileiros visitarem. 

Novos points 

A Ocean Drive, badalada rua de exibicionistas em Miami Beach, sai de cena e perde prestigio para a área do Downtom antigo, totalmente revigorada com novas lojas, cafés, bares, restaurantes, shoppings e hotéis, e para o bairro decadente que virou point de artistas, modelos, famosos, beautiful people, gente descolada, o Wynwood Art District, lar de mais de dez galerias, museus e uma das maiores instalações de arte de rua ao ar livre do mundo, também proporcionando experiências gastronômicas fenomenais. 

Continua depois da publicidade

Nizan Guanaes tem razão: A tradição do mundo é mudar. "Cabe a nós decidir se queremos nascer ou morrer com ele. 

Whole Foods

Vou citar um exemplo de sucesso visto durante minha "década de sete dias" em Miami: A Whole Foods Market, rede de supermercados multinacional dos EUA, que comercializa produtos naturais, orgânicos ou sem preservantes, sabores, cores e gorduras artificiais. 

É a maior rede do gênero e inspirou o surgimento de outras empresas no mundo, como a Mundo Verde e Eataly. Espaço goumert, dá vontade de acampar lá dentro com tudo de bom e revolucionário à venda em instalações moderníssimas. Para comer e beber ali mesmo, ao lado de pessoas lindas e saudáveis, de todas as idades, ou levar para casa para degustar com quem quiser. E melhorando a comida, chegar ou passar dos 100 anos.