Os químicos só descobriram o alumínio nos anos de 1820, mas separar o metal do seu minério era extremamente difícil e custoso. Durante décadas, o alumínio era muito mais caro do que o ouro. Nos anos de 1860, o imperador Napoleão III da França, encomendou talheres de alumínio para seus convidados mais ilustres.
Continua depois da publicidade
Os visitantes menos importantes tinham que se virar com facas e garfos de ouro. Mas, no fim do século XIX os químicos descobriram uma maneira de extrair enormes quantidades de alumínio barato, e hoje a produção global fica em torno de 30 milhões de toneladas por ano. Napoleão III ficaria surpreso de saber que os descendentes de seus súditos usam papel-alumínio descartável para embrulhar seus sanduíches e jogam as sobras no lixo.
(Sapiens — Uma breve história da humanidade. Harari, Yuval Noah; tradução Janaína Marcontonio, 13ª edição, Porto Alegre, RS. L&PM, 2016, p. 350)
Na muda
Durante assembleia extraordinária no Café Sorrentino, em que a pauta eram os recentes acontecimentos político/policiais do Estado, um graduado comentarista da vida alheia disparou: “O que tem de passarinho na muda nessa Ilha não é brincadeira!”
Escuta
Conversa entre dois investigados analisando proposta de negociata.
Continua depois da publicidade
— Quanto nos dariam por isso?
— Num país sério, uns 15 anos, eu acho.
Em alta
Será no próximo dia 15, das 16 as 20 horas que o empresário Paulo Tonietto fará a entrega, em clima de festa, aos proprietários e à cidade de Florianópolis do magnífico Residencial da Cidade Milano, na Avenida Mauro Ramos. Logo depois da Copa América, e com a presença do zagueiro do PSG e da Seleção Brasileira Thiago Silva, sócio do empreendimento, ainda este mês, ocorre a festa de inauguração. Tonietto, aliás, inaugura, ainda este ano, o luxuoso hotel boutique no morro entre Jurerê Internacional e a Praia do Forte se transformará num dos empresários mais importantes de Floripa.
Meio ambiente
Nesta quarta-feira (5), Dia do Meio-Ambiente, a Ambev anunciou que vai inaugurar mais de 30 usinas solares pelo Brasil até março de 2020, sendo uma em SC. A iniciativa é pioneira no setor e marca mais um passo da companhia em direção à meta de ter 100% da energia comprada advinda de fontes limpas e renováveis.