Entrevista
“Estou com saudade da Ilha”

Lenine, músico

Lenine vem a Florianópolis nesta semana para apresentar o show da turnê Em Trânsito. O show traz um repertório de inéditas, como Intolerância e Leve e Suave, e algumas já conhecidas do público. Lenine se apresenta no sábado, às 20h (abertura dos portões) no Centro de Eventos da UFSC. Os ingressos estão à venda no site da Blueticket. Sócios do Clube do Assinante NSC têm desconto de 20%. Conversei com o artista por telefone sobre a alegria de fazer um show por aqui.

Continua depois da publicidade

 

Você já esteve em Floripa algumas vezes, inclusive com a Camerata Florianópolis. Como é voltar?

Continua depois da publicidade

Sim, já estive várias vezes. Me considero quase um manezinho. Tocar na Ilha tem muito isso, de reencontro, de dar uns mergulhos, de levar uns caldos. Mergulhar com o Dazaranha (risos). Já vou há tanto tempo, tenho tantos amigos que me sinto em casa. Estou com saudade da Ilha, pode destacar isso (risos).

Das músicas novas quais foram as inspirações?
A gente está vivendo essa distopia no mundo, da falta de tolerância, por isso que o primeiro single de Em Trânsito é Intolerância, falando dessa vedete que hoje reina no mundo digital. Os avatares são sempre sob a égide da intolerância que se mostra. Acho que está faltando afeto.

Você acha que os artistas precisam se posicionar sobre questões como esta?
Não sei se os artistas precisam se posicionar, eu me posiciono porque acredito que o que eu faço não é só entreter. Prefiro acreditar na ideia de que, depois de cantar comigo e se divertir, as pessoas pensem sobre o que estou falando. São crônicas que têm a ver com o Brasil que eu vejo.  

 

Curtas

* Hoje começa o Festival Palco Giratório, do Sesc. A programação em Florianópolis vai até o dia 31 e a abertura nesta quarta é às 20h, na Casa do Palhaço, no Sul da Ilha, com o espetáculo Eu Sem Você Não Sou Ninguém, homenageando o Palhaço Biribinha, de Alagoas. Mais sobre em www.sesc-sc.com.br/palcogiratorio.

Continua depois da publicidade

 

* A produtora independente Bapho Cultural, comemora um ano com uma programação extensa. Entre os eventos, hoje tem Festival Risonópolis de Humor, às 20h, no Beco Bar em São José. Veja mais em facebook.com/baphocultural.

 

* O teatro Teatro Dionísio, junto ao Colégio Santa Terezinha nos Ingleses, recebe o espetáculo Concertos Hispânicos, do Polyphonia Khoros, hoje, às 20h30min. O concerto traz obras de temática espanhola, do período renascentista ao contemporâneo. A entrada é gratuita. 

 

* O pianista Luiz Gustavo Zago é um dos anfitriões do Almoço Emporium Jazz neste sábado, às 12h, no Emporium Bocaiúva, em Florianópolis.

O encontro dá destaque para música e a gastronomia italiana com a companhia do chef Paulo Camargo e do intérprete Christian Piscopo. Zago também apresenta no próximo dia 8, no Teatro Pedro Ivo, o pré-lançamento do seu novo trabalho, MoMeNTuM.

Continua depois da publicidade

 

* Amanhã, o vocalista do Dazaranha, Chico Martins, é a atração do Happy Hour Square SC, na SC-401. Chico cantará acompanhado da filha Ana Rosa e de Daniel Montero. A partir das 18h. Entrada franca. 

 

Leia outras publicações de Cacau Menezes