Leitores Paulo Arthur Koerich, Vinicius Casagrande e Fernando Souza Rodrigues discordam, educadamente, da versão dada pela coluna na abordagem da questão do Enem sobre gírias gays, na edição de terça-feira (13). Segundo Paulo Arthur, o aluno não precisava conhecer o dialeto do mundo homossexual para responder a questão. “Variações linguísticas são estudadas em sala de aula desde o ensino fundamental”, afirma. Para Vinicius, a pergunta exige do estudante conhecimentos sobre o que é necessário para um conjunto de palavras se tornar um dialeto, assim como o manezinho, falado em Florianópolis. Já Fernando salienta que a questão trata de interpretação de texto, não de conhecimento.
 

Continua depois da publicidade

Tudo certo, mas ficam os seguintes questionamentos: se o que foi cobrado no Enem é tão explícito quanto esses senhores estão garantindo, por que houve tanta polêmica em torno do que realmente estava sendo perguntado? Não deveria o Ministério da Educação ser mais claro? Por que a maioria dos estudantes ficou na dúvida?

Enem 2018: 36 mil alunos deixam de fazer a segunda prova em SC

Confira outras notas da coluna do Cacau:

Diversão
Acredite se quiser: a torcida do Figueirense, ameaçado de rebaixamento até há pouco tempo, festejou a derrota para o Vila Nova, no sábado, mais uma, porque, vencendo, o time goiano ameaçava o Avaí. A fase é se divertir com o dos outros. 

O oitavo dia
“Nenhum diploma do mundo pode compensar a intuição e sou prova disso – criei uma grande empresa de comunicação sem ter um curso superior.”
De Maurício Sirotsky Sobrinho, fundador do grupo RBS, um dos principais personagens, como não poderia deixar de ser, do livro “O oitavo dia”, que seu filho Nelson está brindando os admiradores da família e do mundo das comunicações e que será lançado no próximo dia 20, às 18h, na Livrarias Catarinenses do Beiramar Shopping. Livro tem muito a ver com Santa Catarina.

Corais
A 4ª Mostra de Corais de Florianópolis levará ao palco do Teatro Pedro Ivo nestes sábado e domingo composições de autores locais, nacionais e internacionais, como Adoniran Barbosa, Almir Sater, Caetano, Dominguinhos, Dorival Caymmi, Flávio Venturini, Gil, Gonzaguinha, Gonzagão, Herivelto Martins, Milton Nascimento, Neil Diamond, Piaf, Sá e Guarabyra, Toquinho, Vinicius e muito mais. O repertório também incluiu o poeta Zininho e a pérola “Rancho de Amor à Ilha”.

Só ganha quem joga

Continua depois da publicidade

Não esqueça, meu camarada, que a Mega-Sena pode pagar R$ 33 milhões nesta quarta-feira e melhorar o seu Natal, basta jogar e ter sorte.