Sobre minha opinião contrária à extinção da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo pelo governador Eduardo Pinho Moreira, manifestada na coluna do fim de semana, empresário Fernando Marcondes de Mattos confessa que pensou muito sobre ela, chegando à seguinte conclusão:

Continua depois da publicidade

“Cacau, sabes que trato do turismo há quatro décadas, muito antes de criar o Costão do Santinho. Sempre entendi que o turismo, pelos atrativos naturais, culturais e étnicos do Estado de Santa Catarina, viria a ser a mais importante força econômica do Estado. E é o que está acontecendo.  Conforme foi amplamente divulgado, o impacto do turismo e cadeia produtiva nele relacionado em Santa Catarina foi de R$ 10 bi na última temporada. Se somados os nove outros meses, certamente o valor alcançará a cifra de R$ 20 bi. Faço essa menção para enfatizar que ao falar da extinção da secretaria estamos tratando de um assunto muito sério para Santa Catarina. Creio que a decisão foi acertada. Primeiro, porque é preliminar em administração que, sempre que possível, devemos eliminar faixas intermediarias nas estruturas de gestão, para ganhar velocidade, flexibilidade e redução de custos. Segundo porque, no caso específico, a secretaria – atividade meio – deve estar consumindo a maior parte dos recursos, pouco restando para as atividades fins – turismo, cultura e esporte – num processo autofágico. Com a extinção da secretaria, obviamente sobrarão mais recursos para as três áreas. Essa decisão significa que o governador está disposto a ir para a linha de frente, assumindo mais encargos para tourear pessoalmente as ações dessas três importantes áreas. Será um belo desafio!”.

Convite

Daniel Mirkin, argentino que fechou seu apto em Floripa e se mudou para Barcelona, onde virou personalidade desconhecida nos jogos do Barça, recebeu convite do rei da Espanha, Filipe VI – que também ainda não o conhece –  para assistir ao seu lado, com outras personalidades dos dois países, o amistoso de hoje em Madri entre as seleções da Espanha e Argentina, ambas se preparando para a Copa da Rússia. Mirkin quase não acredita: pela primeira vez estará com um rei e com seu “deus”, Lionel Messi. Será difícil voltar para o La Perle!

Leia outra publicações de Cacau Menezes

Continua depois da publicidade

Veja também:

Bastilha x Brasil

Um espírito entre nós