A Corte Constitucional da África do Sul decidiu ontem descriminalizar o consumo privado de maconha, em uma sentença histórica aprovada de forma unânime. Agora é permitido consumir a planta em casa. Do lado de fora do tribunal, várias pessoas fumaram a cannabis para celebrar a decisão. Maior maresia, bicho.
Continua depois da publicidade
Escolas militares
Bater continência para os professores; considerar transgressão leve sair da sala sem permissão, conversar ou mexer-se enquanto estiver em forma, chegar atrasado às atividades e usar óculos escuros ou outros assessórios quando “fardados”. Considerar transgressão média deixar de cumprimentar diariamente os funcionários, deixar de cortar o cabelo na forma regulamentar e nos prazos previstos, e ter em seu poder, ler ou distribuir publicações que atentem contra a disciplina, a moral ou a ordem pública. No quesito transgressão grave estão agressões físicas ou verbais contra professores e funcionários, roubo e a posse, dentro da escola, de bebidas alcoólicas, drogas ou material explosivo. As penalidades variam de advertências, redução da nota no item “disciplina” e expulsão.
Esta é a rotina de escolas municipais da Grande Salvador (Bahia) que adotaram o Vetor Disciplinar, um eufemismo para escola militar, severamente controlado por policiais militares aposentados, segundo reportagem do Uol.
Estranho
Continua depois da publicidade
Nestes dias de trânsito desastroso em decorrência das chuvas intermitentes, quanto mais flagrante fica a falta de mobilidade, causa profunda estranheza que nenhum dos candidatos tenha anunciado até agora qualquer projeto para diminuir esse suplício. Aliás, já se sabe, e Cacau publicou neste espaço, que a região da Grande Florianópolis perde por ano mais de meio bilhão de reais devido a sua obsoleta malha rodoviária.
É a hora dos teatros
Nesta safra dos museus, alguns ardendo em chamas outros ganhando vida, conta-se que a Fecomércio tentou assumir a gestão do Teatro Álvaro de Carvalho, em Floripa, mas não conseguiu porque os membros da cultura não concordaram que a iniciativa privada assumisse a sua gestão.
Festa
A cidade voltou a ver a cor e o brilho do sol na última terça (18). Roupa nova para celebrar a primavera com o brilho do nisso Astro-rei. Graças a Deus!
Ética na cultura
Marcado para o próximo sábado (22), a partir do meio-dia no Instituto Arco-Iris, na Travessa Ratcliff, no centro de Floripa, o 2° ato do “Cadê o Anderle que tava aqui?”, do coletivo Ética na Cultura, que solicita o cumprimento da lei estadual 15503/2011, que estabelece a realização anual do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura.
Continua depois da publicidade
O movimento é apartidário e formado por artistas e produtores de todo o Estado. E assim como no primeiro ato, em julho. Vários artistas e grupos se apresentarão voluntariamente.
Novo movimento
Empresário e pai de duas lindas filhas em Floripa, Dilvo Tirloni faz parte da criação do Movimento Liberal Dias Velho com vistas à educação política e na defesa dos postulados liberais. Chegou à conclusão com o seu grupo que umas das deficiências da política brasileira é achar que todos os partidos são iguais. Pior ainda, escolhemos as pessoas, não as ideologias. “Há duas doutrinas que regem os regimes políticos: o liberalismo e o socialismo. A maioria não sabe o que é isso. Misturam-se liberais com socialistas cuja união mais parece ‘Jacaré com Cobra-d’água’ sem nenhuma vergonha. A ideia é educar o eleitor brasileiro.
Leia também: