Depois do jornalista italiano do Corriere de la Sera, quem veio para Santa Catarina na sexta-feira foi o jornalista Jens Glüsing, da Revista Alemã Der Spiegel e que entrevistou os cineastas Zeca Pires e Maria Emília Azevedo sobre o documentário “Anaué, o nazismo e o integralismo em Blumenau”.
Continua depois da publicidade
Jens assistiu ao filme e ficou interessado em reconhecer a relação existente entre os movimentos integralista e nazista na região com o maior percentual de votação ao candidato Bolsonaro. Em seguida, realizou entrevista com a pesquisadora e professora da Udesc Marlene de Fáveri, colaboradora do documentário e que ganhou na Justiça processo impetrado pela aluna Ana Caroline Campagnolo, do Movimento Brasil Livre, eleita deputada estadual em Santa Catarina e virtual secretária da Educação de Santa Catarina do governo de Carlos Moisés (PSL).
No sábado, o correspondente estrangeiro viajou para Blumenau onde passou as eleições fazendo pesquisas e entrevistas para verificar “in loco” a relação entre esse movimentos de ultra-direita com a conjuntura atual política na região do Vale do Itajaí, com forte colonização alemã.
A hora errada
Continua depois da publicidade
Gelson Merisio lutou como pôde, desde quando achou que era o seu momento para disputar o governo do Estado. Conseguiu chegar no segundo turno em primeiro lugar, mesmo com um bando de traidores por perto, pseudos-aliados de poder que também ficaram pelo caminho. O deputado só não esperava a onda Bolsonaro que se espalhou pelo país de ponta a ponta e aqui muito mais. Então, Merisio pode ficar tranquilo: perdeu a eleição não para um adversário e nem porque não era um bom candidato. Perdeu para uma situação nacional. Merisio passa a ser o homem mais forte da oposição no Estado a partir de hoje.
Barba, cabelo e bigode
Ganhamos tudo na 17ª edição da pesquisa realizada pela revista Viagem e Turismo junto aos seus leitores. Nesta edição, Santa Catarina foi escolhido o melhor Estado. Floripa foi campeã nos quesitos de melhor cidade e melhor destino de praia. Costão do Santinho foi reconhecido como o melhor resort de praia, o mesmo acontecendo com o Beto Carrero World como o melhor parque temático. E ainda levamos como melhor hotel fazenda o Fazenda Park Hotel.
Na cabeça
No Brasil e em Santa Catarina deu macaco na cabeça. Duas vezes no 17.
Campeão!
Em decisão recente proferida pelo juiz Alexandre Morais da Rosa, o surfista ilhéu Rubens Farias, representado judicialmente pelo advogado Rodrigo Santos Cunha, foi reconhecido como campeão catarinense do surfe na categoria Kahuna em razão da alteração das regras do ranking durante o Circuito Catarinense de Surf de 2016, sem cientificação prévia dos surfistas.
Faz parte
Diferente de você, leitor(a), que quando perde o emprego por alguma razão fica a penar em busca de uma nova oportunidade e dependendo do auxílio da família, a maioria dos candidatos que não se elegeu logo logo estará muito bem alocado em algum cargo de confiança que remunera muito bem.
Continua depois da publicidade
Assim a coisa funciona desde que se faz política(gem) no Brasil. Ou seja, a “máfia” nunca deixa os seus desprotegidos. Portanto, nada de se preocupar ou perder tempo pensando no futuro ou ter pena daquele seu candidato que não conseguiu um “emprego” de quatro a oito anos e que tão cedo não mais lembrará de você. E você dele. Ao menos que sejam amigos!
Fim de um ciclo
E o Fábio Veiga, hein? Acabou perdendo a invencibilidade, embora tenha levado o candidato ao segundo turno.
Situação dramática
A principal divergência entre os eleitores do PT e os outros é a maneira como cada um reage diante dos fatos. Os eleitores votaram no PT para mudar tudo o que aí está. E os outros não votaram no PT por que desconfiavam que tudo estaria como ficou.
Leia também:
Marketing também ajudou Carlos Moisés a ser eleito
Fake news: o mais grave problema das eleições em Santa Catarina