A depressão será a doença mais incapacitante do planeta até 2020, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Somente nos últimos 10 anos o número de casos cresceu 10%.
Continua depois da publicidade
O Brasil é o campeão de casos de depressão na América Latina. Quase 6% da população, um total de 11,5 milhões de pessoas, apresentam os sintomas.
Outro dado alarmante: está ocorrendo aumento do número de registros de transtornos de ansiedade. Os mais comuns são os transtornos de ansiedade generalizada e síndrome do pânico.
Em 2015, 18,6 milhões de pessoas sofriam com o mal no Brasil.
Almoço
Continua depois da publicidade
Nesta segunda-feira (15), a Junior Achievement Santa Catarina realiza no Outback Steakhouse, no Beiramar Shopping, seu tradicional almoço para arrecadar fundos para a instituição.
Toda a renda deste dia será revertida para os programas de inovação da entidade que beneficiam milhares de jovens catarinenses.
O convite custa R$ 100 por pessoa e foi desenvolvido um cardápio especial para o evento.
Em 21 anos a Junior Achievement já atendeu mais de 550 mil jovens em Santa Catarina.
Desenvoltura
O ex-craque Romário foi o nome do feriadão em Floripa. Derrotado na eleição para o governo do Rio de Janeiro, o baixinho teve atuação na noite digna das melhores em campo.
Desde quinta-feira esteve nas principais casas noturnas do centro da cidade e de Jurerê Internacional. No sábado chegou a ir em quatro festas diferentes na mesma noite.
Continua depois da publicidade
Bastidores
Ronaldo Daux recebeu amigos, domingo (14), ao lado da mulher Cristina para almoço na sua cobertura do La Perle. Nomes fortes da nova política catarinense estavam lá, como estão sendo vistos com frequência em reuniões no seu hotel Majestic.
E agora?
Pergunta que me fez antes do feriadão o poeta Alcídes Buss: “É agora?”
E agora, depois do feriadão, o colunista devolve a pergunta ao poeta.
Sensibilidade
Embora a escolha seja de prerrogativa exclusiva do próximo governador, seria interessante saber a opinião das instituições da Segurança Pública sobre o perfil aguardado dos novos secretário, comandante-geral, delegado-geral e diretor-geral. Ainda há tempo!
Do leitor
“Amigo Cacau,
Ausente de Floripa uma semana e retornando neste domingo, mais uma vez me utilizei de sua coluna para saber o que aconteceu durante minha ausência. Obrigado. Permita-me destacar, na terça-feira, a nota ‘Sem Santos’ (gostei do desafio: ‘quem tem ficha limpa vai sujá-la’), na quarta-feira, o trabalho do Siri em Porto Alegre (humor sensacional), na quinta-feira ‘Vida limpa’ (aprendi mais uma com você), na sexta-feira ‘A lição do comandante’ (perfeita) e, por último, mas não menos importante (como diz o gringo, ‘last but not least’), o ‘Testemunho de um paisano’ (que apoiou sua ideia – e eu também), o ‘Futuro Point’ do Paulo Tonietto (ponto pra cidade) e o apoio ao empresário Fernando Marcondes de Mattos. Obrigado. Dominus Tecum. Wesley Collyer”.