Governador Carlos Moisés da Silva está botando o dedo na ferida, mas para o gosto do Cacau está muito leve. O 13º do funcionalismo público estadual já deveria ter sido pago em dezembro e não foi até agora. Pior ainda: pode haver atraso de salário em junho e julho, segundo o governador. O Tesouro Estadual gasta 49% com funcionalismo. Se consideradas as transferências para os demais poderes, a conta vai até onde?
Continua depois da publicidade
Quanto o Tesouro transfere (os tais duodécimos) para a Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público, Udesc? Vai ver que estamos gastando 70% com pessoal, sendo que mais de 42% do total para pagamento de inativos.
As contas do Tesouro Estadual estão numa caixa-preta: ninguém sabe nada. Santa Catarina é um Estado espetacular pela sua gente, suas regiões, suas forças econômicas, mas as contas do Tesouro Estadual estão uma vergonha. Quem é o responsável ou responsáveis, repetindo a pergunta que fiz ontem nesta coluna, por esse desgoverno?
O governo do Estado tem a obrigação de abrir a caixa-preta e mostrar todos os números nos últimos 20 anos para a sociedade, doa a quem doer.
Decisão
"Apesar de você, amanhã há de ser outro dia…" (Chico Buarque).
Continua depois da publicidade
Portanto, aguarde, porque quando o sol raiar os ventos que soprarem serão favoráveis, mesmo que você resolva impedir. Há decisões mais importantes que suas crenças, há crenças mais importantes que suas decisões. Um novo tempo se aproxima e vai ser antes do que se espera. Haverá vivência além da sofrência. Quer queira, ou não queira, "apesar de você, amanhã há de ser outro dia"