Uma droga que vem sendo usada em festas e clubes noturnos, o GHB (gama-hidroxibutírico), também chamada de G ou ecstasy líquido, pode causar modificações importantes no cérebro, como prejuízos a longo prazo na memória, na atenção e no coeficiente de inteligência, segundo conclusões obtidas por cientistas do Colégio Europeu de Psiconeurofarmacologia, de Amsterdã.

Continua depois da publicidade

A substância também causa altos níveis de estresse e ansiedade. Em 2015, um jovem de 25 anos morreu após consumir o G numa festa em Floripa, relata o sexologista Jairo Bouer. Muitas vezes, o líquido é diluído em garrafas de água ou outras bebidas, e usado em golpes do tipo “boa noite Cinderela” devido à sonolência que provoca depois de um estado de euforia.

 

Estranheza

Para aqueles que se queixam do comportamento da imprensa neste cenário eleitoral, onde as paixões afloram e nem sempre as boas maneiras pautam as relações pessoais, Millôr Fernandes tinha uma excelente definição para isso: “Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados”.

Continua depois da publicidade

 

Para ver

Floripa recebe em outubro as três exposições da 6ª edição do Prêmio CNI Sesi Senai Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. Uma das mais importantes iniciativas de apoio à arte contemporânea do país, o projeto se destaca por conceder bolsas de trabalho aos artistas vencedores e garantir a eles o acompanhamento de um crítico ou curador, além de organizar exposições que percorrem todas as regiões do Brasil, promovendo visibilidade aos seus trabalhos. A mostra inicia no próximo dia 26 e segue até fevereiro, com visitação gratuita, no Masc.

 

Vinte anos

Nestor Lodetti confirma para o próximo dia 20 no Costão do Santinho um jogo contra o time dos Amigos do Edmundo, do Rio, para comemorar os 20 anos do primeiro jogo do Manezinhos no exterior, dia 11 de outubro de 1998, uma viagem inesquecível com escala em Santa Cruz de la Sierra. Cacau estava lá. Como colunista, mandando a sua coluna de ká, e em campo, jogando. Miro, Ricardinho, Jossi da Cota, Aldirio Simões, Valério Mattos, Chico, Tonielo, Sabonete, um mix de gente de festa e de bola de Floripa, quase 60 pessoas. Desembargadores e juízes juntos. Foi muito legal.

Às 19h30, depois do jogo, vai rolar um churrasco, musica ao vivo, algumas homenagens e muita resenha.

 

Marrocos

Antônio Pereira Oliveira, nosso principal agente de viagem, está chegando do Marrocos onde foi acompanhar um grupo de 38 clientes, todos daqui de Floripa. Voltou surpreso. “Cidades limpas, estradas impecáveis, segurança, hotéis de luxo dentro de oásis, povo atencioso e muito o que fazer. O Marrocos está despertando para o turismo numa velocidade que o Brasil não conseguirá acompanhar. Lá o assunto é levado muito a sério.

Continua depois da publicidade

O país inteiro está eletrificado, todas as cidades estão servidas com água potável e escolas, inclusive as localizadas em pleno deserto ou no alto da cadeia de montanhas Atlas. Incrível como eles estão correndo contra o tempo”.

 

Leia também:

Prefeito de Florianópolis fará reavaliação dos comissionados em dezembro

Entrevista com um derrotado