O satélite FloripaSat-1, desenvolvido por alunos de graduação, mestrado e doutorado dos cursos de Engenharia Elétrica, Automação e Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina, será lançado a 0h21 (horário de Brasília) do dia 17 de dezembro. Ele será levado ao espaço pelo foguete Longa Marcha-4, da base do centro de lançamento de Taiyuan, na China.

Continua depois da publicidade

O FloripaSat-1 é um cubeSat de pesquisa tecnológica. Foi construído em parceria com o programa Uniespaço, da Agência Espacial Brasileira (AEB). É um tipo de satélite miniaturizado, medindo múltiplas unidades cúbicas de 10 centímetros e pesando 1,33 kg por unidade. 

Idealizado pelo grupo FloripaSat, coordenado pelo professor Eduardo Augusto Bezerra, o projeto apresenta como principal objetivo "envolver estudantes em uma missão espacial completa, desenvolvendo todos os módulos de um nanosatélite e sua própria estação terrestre de comunicação". O artefato terá vida útil de dois anos.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC​

​Acesse as últimas notícias do NSC Total

Continua depois da publicidade