"Qual é o melhor pescado de todos, o mais saboroso do planeta? É aquele que você consegue consumir o mais rapidamente depois de ser retirado da água. Nada de beneficiamento, atravessadores, congelamento e sabe-se lá até aditivos. É peixe fresco de verdade. O sabor é inigualável. Domingo tive essa oportunidade, comprei tainha assim que o barco chegou em terra na Barra da Lagoa. Daí vem a questão, porque é que não temos um (ou mais) mercados na beira do mar onde a produção local é oferecida direto ao consumidor sem intermediários?

Continua depois da publicidade

Lá mesmo, na beira do fantástico canal da Barra, porque não temos um grande espaço que possa integrar gastronomia, história, comércio, artesanato, música, cultura e folclore, tudo junto e misturado? Um local onde pessoas de todos os gostos e bolsos possam saborear uma ova de tainha fresquinha que é caviar com um champanhe de 300 dólares ou um baldinho de misturinha frita por R$ 10 com uma cerveja geladinha. Será que é tão difícil assim (…) "

Depoimento/desabafo de um leitor, mais de 40 anos de Ilha.

Coqueiros

"Prezado Cacau. A sua matéria no Jornal do Almoço desta segunda-feira sobre o nosso bairro Coqueiros resgatou as minhas melhores memórias da infância e juventude. Lugares, imagens, sons e pessoas, personagens da nossa vida. Conheci e nadei naquele trecho da Praia da Saudade incentivado pelo grande Silvio Napi. Obrigado pela matéria amigo. Nelson Schaefer".

Assim como o desembargador Joel Figueiras, Nelson Schaefer, que brilhou na presidência do TJSC, também viveu os anos dourados em Coqueiros, na nossa Praia da Saudade, que mostrei ontem com imagens que fiz na manhã do último sábado de sol e ponte interditada. Deixei o carro parado e fui caminhar na praia que foi a melhor de todos os tempos em Floripa.

Continua depois da publicidade

Leia também: Ainda sobre a ponte Hercílio Luz