Veleiros da Ilha imita o Lira tênis Clube e também promove a partir das 9h deste sábado, na sua sede central, o 1º Torneio de Dominó. Aberto a associados e convidados, terá 32 duplas. Será um dia de festa com café da manhã, churrasco e lanche da tarde aos participantes. Comodoro Júnior Witoslawski garante que vai concentrar o “PIB” da cidade.
Continua depois da publicidade
Cidade sem festa
Além do Festival da Primavera que a Secretaria do Continente vai promover no Parque de Coqueiros, e do Festival do Sabor que a turma da Rota Gastronômico vai promover ao lado, no espaço da Globovel, outubro também terá o mesmo festival com promoções no comércio, atividades culturais, gastronômicas e holísticas no “Viva a Lagoa” deste ano, iniciativa da Regional Lagoa da ACIF. O objetivo é de que as famílias voltem a frequentar o leste da Ilha, com eventos previstos na praça Bento Silvério, Costa da Lagoa, Joaquina, Praia Mole e Barra da Lagoa. Tudo entre 5 e 13 de outubro.
Boca na orelha
O secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, o tubaronense Lucas Esmeraldino está com a boca na orelha de tanta felicidade. Tudo porque conseguiu, em nove meses de gestão, viabilizar pelo menos seis projetos empresariais que vão gerar quase mil empregos e arrecadação de R$ 13 milhões em impostos.
Foram viabilizados a implantação de indústria de fio de algodão em Pomerode, fábrica de empacotamento de biscoitos em São Lourença do Oeste, instalação de planta industrial de pesquisa médica e produção de materiais de implantes odontológicos em Araquari, expansão de uma unidade fabril em Joinville e modernização de uma indústria de papel biodegradável em Içara.
Com tantas realizações, Esmeraldino ganha cacife para concorrer a alguma coisa nas eleições do ano que vem.
Já apontaram ele como prefeiturável em Floripa, ideia que o governador Moisés não levou para frente porque Lucas não é de Floripa.
Continua depois da publicidade
Projeto Fartura
Comidas do Brasil já é sucesso em Belo Horizonte, onde nasceu e se transformou na maior plataforma de gastronomia do país. Na 6ª edição, o Festival amplia suas atividades e conta com uma semana com mais de 60 atrações que valorizam a cultura gastronômica, da origem ao prato, entre os dias 30 de setembro e 6 de outubro. De Santa Catarina, o chef Willian Vieira, do restaurante Terroir Gastronomia, é presença confirmada no espaço “Interativo” onde vai ensinar o público a cozinhar cogumelos.
Pensando alto
Deputado estadual Marcos Vieira fez, para este colunista, um relato sobre o desenvolvimento econômico de Santa Catarina e a importância do debate sobre o escoamento da produção, especialmente a agrícola catarinense. Revelou que 70% das exportações do Estado são feitas pelo agronegócio, vindos do Oeste de Santa Catarina.
E que nosso Estado é um dos raros a ter cinco portos comerciais em operação, mas que a ligação para o litoral é feita apenas pelas BR-282, BR-280 e pela BR-470, que já estão estranguladas, deixando o porto de Imbituba, que tem o maior calado, praticamente inacessível.
Por isso, deu a ideia de um túnel sob a Serra do Corvo Branco durante palestra na Fecam, pensando como fez Celso Ramos, o governador que ainda na década de 1960 planejou Santa Catarina pensando 30 anos a sua frente,criando o Besc, Udesc, a Celesc e a Secretaria do Oeste.
Continua depois da publicidade