Crescimento e felicidade, como já demonstraram os exemplos de nações ricas, são resultados da boa educação. Aliás, o perfil do eleitorado brasileiro é um testemunho eloquente a respeito das carências educacionais do Brasil, e de grande parte das mazelas nacionais.

Continua depois da publicidade

Os números revelam que em relação à escolaridade, 20% dos mais de 147 milhões de eleitores concluíram o ensino médio. Apenas cerca de 10 milhões possuem diploma de ensino superior, 6,9% do total. Coincidentemente, esse é também (quase 10 milhões) o número de analfabetos –  percentuais que atestam o descumprimento da regra constitucional que define a educação como direito de todos e dever do Estado e da família.

A tragédia da educação é uma pauta tão recorrente que não há um só candidato que não inclua o resgate do ensino como prioridade. Neste final de semana em que o país retorna às urnas, importa lembrar que o desafio está posto para todos os cidadãos. É preciso que o nível do ensino dê um enorme salto. Pense nisso ao votar.

 

Fim de papo

Continua depois da publicidade

Mais um casamento desfeito no La Perle, o edifício mais badalado de Floripa: publicitário Wilfredo Gomes e a dentista Amanda Gomes são os mais recentes que já não dividem mais o mesmo teto. Wilfredo, aliás, que quinta-feira estava no Emporium com seu amigo Araújo Gomes, comandante-geral da PM em Santa Catarina, no dia seguinte, sexta-feira, embarcou para Miami. Alone. Tem viajado muito. Alone.

 

Consolo

Para quem perder a eleição deste domingo, palavras consoladoras de John Kenneth Galbraith, economista que participou do governo de John Kennedy: "Fica nitidamente claro que é melhor vencer, mas mesmo perder uma campanha é uma experiência e tanto. É muito, muito melhor do que não disputar de jeito nenhum".

 

De cinema

Aguardado desde que os suíços assumiram o aeroporto, o edital de licitação da área comercial do novo terminal será lançado na próxima semana. O espaço é daquelas coisas que Floripa sempre mereceu: 4 mil metros quadrados, com opções para diversos segmentos de negócios, combinados com amplos espaços de convivência, com direito a área verde e atrações culturais.

A Floripa Airport aposta em fazer um mix entre marcas locais e grifes de peso nacional e internacional, como, por exemplo, restaurantes que são sucesso no Brasil e que ainda não chegaram em Floripa.
A ver pelo projeto e pelo frenesi das grandes marcas interessadas em fazer parte da licitação, o novo terminal será não só um destino de passageiros, mas uma opção de entretenimento e passeio no sul da Ilha. 

Continua depois da publicidade

 

Leia também:

Polarização impede clareza dos candidatos sobre suas propostas