Delegado Eduardo André Senna comenta a fabrica de criminosos no Brasil que aflora ainda mais com as greves dos policiais militares, como aconteceu nos últimos dias do ano no Rio Grande do Norte, achando que são os efeitos da ausência do freio moral, seja individual e coletivo, como também da falência total dos mecanismos públicos de controle da sociedade.
Continua depois da publicidade
“Não se esqueça o que aconteceu no Espírito Santo, também durante a greve das polícias naquele Estado: a bestialidade humana na sua essência, sem distinção de classes sociais. O sistema prisional é o nosso espelho. Somos uma sociedade imoral, corrupta por omissão, violenta, apática e egoísta. Digo e repito, como exemplo, que o Rio de Janeiro (minha terra natal) perde a grande oportunidade de dar sua contribuição para a mudança deste país. O carioca, mais do que qualquer outro, deveria ter tomado as ruas, diariamente, e destituído toda a gestão do Executivo e Legislativo estaduais. Mas não. Prefere a praia, o Carnaval, o futebol, a festa, assim como o restante do povo brasileiro. Paga o preço por sua omissão frente à recente história do Rio.
Bem na rede
Não é mais novidade a força que a internet e as redes sociais adquiriram na produção de informação. Antenada nessa nova tendência, a equipe de comunicação da prefeitura de Floripa, liderada pelo Bruno Oliveira, conquista novas marcas todos os dias. A pegada digital chegou com força no início de 2017, em aposta acertada do prefeito Gean Loureiro, e mostra números expressivos para comprovar. Na última semana, somente no Facebook, foram 1,1 milhão de pessoas que visualizaram alguma das postagens publicadas pela página da prefeitura. Destaque especial para a transmissão da queima de fogos na Beira-Mar Norte, com impacto em 330 mil pessoas e 3 mil compartilhamentos. Na comparação com as principais páginas de capitais do país, Florianópolis teve índice de envolvimento três vezes maior que a de Curitiba, case de sucesso no país, e com população muito maior. Em números totais de curtidas, a capital dos catarinenses já é a quinta colocada, atrás apenas de cidades com população acima de 1,5 milhão de habitantes.
Continua depois da publicidade
Sugestão
Que antes da coleta de sangue para exame PSA, que determina se há ou não algum problema com a próstata, é necessário manter abstinência de relações sexuais de pelo menos quatro dias? Que é preciso também ficar no mínimo dois dias sem andar de moto ou bicicleta? Pois é. poucos sabem. A ignorância existe até entre os funcionários dos laboratórios de análises clínicas. Em consequência, os resultados saem alterados e muitas vezes revelando doenças que na verdade não existem. É preciso que os órgãos competentes tomem as medidas necessárias.
Lentidão
Do leitor Marco Antônio Zanfra, jornalista, recebi ontem:
“Cacau, você reclama que os argentinos andam a 60 km/h? Pois tive a felicidade de ficar atrás de um brasileiro de Vilhena (RO), que, acredite, andava a 25 km/h em plena SC-405. Os turistas acham que Floripa é uma Ilha cheia de gente passeando e que ninguém precisa trabalhar. É a velha história: aprendi a cozinhar porque morei sozinho e precisava comer; aprendi a costurar porque só assim se consegue andar no trânsito de Florianópolis!”
Profissão de risco
Em época de contratações milionárias no futebol, é bom lembrar grandes nomes que erraram feio nas finanças. Zamorano, atacante do Real Madrid, da Inter de Milão e ídolo chileno, faliu e hoje deve mais de US$ 3 milhões. Cabañas, atacante da seleção paraguaia, desperdiçou todo seu dinheiro, levou um tiro na cabeça em 2010 e hoje trabalha na padaria da família. O meia Paul Gascoigne, craque da seleção inglesa dos anos 1990, vaga pelas ruas bêbado e foi internado num rehab. Fama e fortuna não duram pra sempre. É preciso ter cabeça boa dentro e fora do campo.
Praia do Rosa
Ocorre neste que será o primeiro sábado do ano a festa Connection To Ibiza no Tantra Praia do Rosa. O Tantra Ibiza chega para trazer toda a sua vibe para a casa localizada na Baía do Rosa. E para tornar essa experiência direto de Ibiza totalmente real, o Dj residente do Tantra Ibiza, Mark Ursa, desembarca no Rosa para mandar o seu set regado com as melhores músicas eletrônicas do cenário mundial.
Continua depois da publicidade
Leia mais publicações de Cacau Menezes
Leia mais:
Eles voltaram e parando o trânsito de Florianópolis
Fotos: confira as imagens da coluna de Cacau Menezes desta quarta-feira