O IBGE revelou, nessa semana, que a expectativa de vida dos brasileiros bateu nos 76 anos. Santa Catarina é líder entre os Estados, com 79,4 anos. Ou seja, o Brasil está ficando um país de idosos. E isso preocupa. Um tradicional colégio de Floripa, por exemplo, já reduziu em duas turmas de acesso de crianças em séries iniciais por falta de alunos. Como é que a Secretaria de Estado da Educação realizará concurso para professores de ensino médio se cada vez tem menos estudantes?

Continua depois da publicidade

Como disse o ex-ministro da Saúde Arthur Chiori, o Brasil deve começar a construir casas para atender idosos e reduzir o número de creches.

Já mudou

Hélio Costa, ainda não diplomado, candidato mais votado para deputado federal em Santa Catarina, chegou no Hospital de Caridade na semana passada em tom autoritário querendo uma consulta pelo SUS, e com a sala cheia de gente esperando armou um barraco ao saber que o IHC não atende o SUS na portaria, só casos graves e referenciados pela Secretaria de Saúde do município que as UPAS mandam via ambulância ou de qualquer  forma. Em alto e bom som grita com o funcionário da recepção querendo saber como um hospital não atende pelo SUS?

Aí sua esposa preencheu os papéis para consulta particular, mas Costa volta e o recepcionista já com medo avisa que ela precisava passar pela enfermeira-chefe, como é padrão em todas as emergências em casos onde não tem tanta gravidade – passar por triagem para ver quem esta mais necessitado para ser atendido primeiro. Alterado, Hélio Costa disse que não iria passar por triagem nenhuma e queria ser atendido imediatamente pelo SUS, passando na frente de todos que aguardavam na fila.

E jogou os papéis no balcão e disse que ia para o SOS Cardio, que, sem ele saber, também não atende pelo SUS.

Continua depois da publicidade

Provedor tem tudo gravado em vídeo e, sem medo, diz que está ali justamente para acabar também com isso. 


Sem decisão

Com o Palmeiras campeão antecipado, o Campeonato Brasileiro de futebol terminou ontem sem uma final. Decisão direta nenhuma, mas Grêmio e São Paulo disputaram uma vaga direta da Libertadores. Chape, Vasco, Flu, Sport e América na rabeta para ver quem ia ser rebaixado. Sem graça.

 

Leia também:

Médico e Bombeiro, Helton Zeferino assume como secretário da saúde