A maioria das clínicas e hospitais nos Estados Unidos já utiliza sistema de informação sobre a pontualidade do atendimento médico, inclusive com aviso via celular do paciente, possibilitando que este possa administrar o tempo necessário para chegar ao compromisso.
Continua depois da publicidade
Nas salas de espera, existem monitores, similares aos dos aeroportos que informam os voos, que indicam o nome do profissional e se este está atendendo no horário ou não. Abaixo do monitor, a inscrição : “Prezado paciente, seja pontual e nos ajude a atendê-lo no horário agendado”. Leitora da coluna usou, aprovou e foi atendida sharp (na hora).
Diga você, leitor (a): quantas vezes já recebeu telefonema de clínica e/ou consultório médico avisando sobre eventual atraso na sua consulta? Por outro lado, em quantas oportunidades você também avisou antecipadamente de seu atraso ou cancelou a consulta com a antecedência necessária?
Meca do Sul
As notícias que correm desde ontem pelo país e mundo afora, segundo as quais meia dúzia das nove melhores praias do litoral brasileiro estão em Santa Catarina, resumem o desafio do Estado: garantir a expansão do turismo preservando a natureza e a cultura que atraem visitantes como imãs. Nunca é demais lembrar que o modelo sol e praia de Cancún já acabou, e faz tempo. Temos a chance – única – de fazer diferente pela via do crescimento sustentável. Eu apoio.
Continua depois da publicidade
A nossa Santa
Santa Catarina de Alexandria é a padroeira do Estado, de Florianópolis, da Arquidiocese, de algumas paróquias e capelas e co-padroeira da Catedral Metropolitana. É o único Estado brasileiro que leva o nome de uma mulher e santa. A data é celebrada em 25 de novembro. Mas já na sexta-feira, uma carreata sairá da Catedral, após a missa das 18h30, levando a imagem de Santa Catarina para a Capela do Colégio Catarinense (onde também é a padroeira).
Muito estranho
Crescimento sustentável e planejamento urbano, como já demonstraram nações ricas, não é ato de bravata ou de vontade. É fruto de um trabalho técnico árduo, sério, de longo prazo, que extrapola conveniências políticas e interesses partidários.
Por tudo isso, causou estranheza ontem a súbita decisão do governador Eduardo Pinho Moreira de determinar a retirada de tramitação da Assembleia Legislativa do projeto de mobilidade urbana da região da Grande Florianópolis e a exoneração de Cássio Taniguchi da função de superintendente de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis depois de quatro anos de governo. Depois de quatro anos! Voltamos à estaca zero em mobilidade.
Fome
Quem assistiu à reportagem do Jornal Hoje de quarta-feira mal conseguiu terminar o almoço. As imagens das crianças morrendo de fome no Iêmen, em pleno século 21, nos faz duvidar do destino da raça humana. Bora ajudar?
Continua depois da publicidade
Freedom
O festival de reggae Freedom se aproxima, prestes a realizar sua 4ª edição, trazendo músicas inspiradoras sobre o amor, espirito livre e boas vibrações. O cantor Armandinho e os grupos Maneva, Onze:20 e Dazaranha fazem apresentação dia 1o de dezembro, sexta-feira, no Stage Music Park.
Leia também:
Futuro da mobilidade urbana da Grande Florianópolis está em xeque