Em 1982, quando foi realizada a primeira eleição para governador depois de 18 anos de regime militar, o Instituto Gallup dava vantagem de 20% de Esperidião Amin (Arena) sobre Jaison Barreto (MDB), segundo divulgava na época a revista Veja.
Continua depois da publicidade
A posição confortável de Amin era contestada frequentemente por políticos catarinenses, que argumentavam aos dirigentes da publicação a existência de acirrada disputa entre os dois candidatos.
Abertas as urnas, verificou-se que o Gallup estava errado, pois a diferença de Amin para Jaison foi de apenas 12 mil votos, algo em torno de 1%. Investigação vai, investigação vem, acabaram descobrindo o erro: dois monitores do instituto de pesquisa com sede em Joinville foram corrompidos para alterar os dados dos levantamentos em favor do postulante arenista.
A história foi contada pelo jornalista Augusto Nunes no programa Os Pingos nos Is, da rádio Jovem Pan. Augusto era chefe de redação da Veja naquele ano.
Toques
VISITANTES – O prefeito de Palhoça, Camilo Martins, recebeu na quinta-feira o diretor-geral de Inovação da Renault, Alexandre Grenteski, o diretor-geral do banco Renault, Frederic Schneider, além de outros diretores. O grupo conheceu o ecossistema de inovação de Palhoça, que ganha destaque a nível nacional por sua legislação e programas de incentivo de startups.
NIVER E CHIMA – O sábado promete temperatura de até 3oC em Joaçaba, mas o frio não espanta os moradores e visitantes de comemorar os 101 anos da cidade. A festa em formato de Stammtisch terá pelo menos 20 tendas distribuídas na infraestrutura que será montada pela prefeitura.
GENTE DO BEM – “Se você traçar metas absurdamente altas e falhar, seu fracasso será muito melhor que o sucesso de todos.” (James Cameron, cineasta).
Continua depois da publicidade