A impressionante história de um jovem apenado que se formou em Direito, passou nas provas da OAB e agora luta para conseguir a carteira para poder exercer a profissão, veiculada no portal JusCatarina, foi o principal assunto do meio jurídico no último final de semana. Condenado por latrocínio (roubo seguido de morte), Lincoln Gonçalves Santos, 33 anos, cumpre pena desde os 20 anos.

Continua depois da publicidade

Neste período, com autorização da Justiça, fez o curso de Direito da Univali, tornou-se bacharel e, após três tentativas, passou no Exame da OAB. No entanto, a entidade negou-se a dar a carteira para que ele possa exercer legalmente a profissão, sob o argumento de que ele não cumpre o que determina o art 8º da Lei 8.906/94 – Estatuto da Advocacia, que exige título de eleitor e idoneidade moral para o exercício da profissão, requisitos que, no momento, não podem ser preenchidos, já que ele continua cumprindo a pena.

A luz entre os oceanos

Do filme A Luz Entre Oceanos, sinopse e detalhes, não recomendado para menores de 12 anos: Austrália, após a Primeira Guerra Mundial. Tom Sherbourne (Michael Fassbender) é um veterano da guerra contratado para trabalhar em um farol, que orienta os navios exatamente na divisão entre os oceanos Pacífico e Índico. Trata-se de uma vida solitária, já que não há outras casas na ilha. Logo ao chegar, Tom é apresentado a Isabel Graysmark (Alicia Vikander), com quem logo se casa.

O jovem casal rapidamente tenta engravidar, mas Isabel enfrenta problemas e perde dois bebês – o que, inevitavelmente, provoca traumas. Até que, um dia, surge na ilha em que vivem um barco à deriva, contendo o corpo de um homem e um bebê. Tom deseja avisar as autoridades do ocorrido, mas é convencido por Isabel para que enterrem o falecido e passem a cuidar da criança como se fosse sua filha, já que ninguém sabia que ela tinha tido um aborto. Mesmo reticente, Tom concorda com a proposta.

Continua depois da publicidade

Censo gay

A prefeitura de Itajaí quer saber quantas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais moram no município. O censo começou em novembro passado e vai até maio deste ano. A intenção é elaborar políticas de proteção dos direitos humanos dessas pessoas.
E em Floripa, quantos dos habitantes são LGBTs? Muda alguma coisa pra você isso? 

Depuração

Procuradoria-Geral da República apresentou ao Supremo Tribunal Federal denúncia contra o senador Romero Jucá (PMDB-RR) pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A Polícia Federal indiciou dois filhos e dois ex-enteados dele por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Romero Jucá tem 13 inquéritos no STF e foi reeleito presidente do PMDB.

Um eleitor e acompanhante da cena política observa, com base nesta biografia, que as siglas que defendem uma postura ética nada fazem internamente para depurar seus quadros. Ao que parece, quanto pior o filiado, mais para cima ele cai.

Raça boa!

Kadu Almeida, Angela Zill, Edson Silva, Marina Von Wangenhein, Luciano Santa Ritta,  Tavane Sakamoto,  Bassan Hanna, Ana Paula Dauer, Jannis Jr, Ana Faria, Daniel Albernaz, Patricia Carla Zanchetta e Davi Guimarães vão comemorar aniversário juntos no próximo sábado, com uma feijoada no Le Barbaron da Praia Brava, numa festa marcada para começar ao meio-dia, sem hora para terminar.

Continua depois da publicidade

Leia todas as publicações de Cacau Menezes

Veja também:

Interceptação telefônica: Quem não deve não teme

Parabéns aos que abraçam

Palhoça entrega 482 escrituras públicas pelo Lar Legal