Em carta dirigida a seus associados, a Ajin está denunciando que aproximadamente 1/3 da área de Jurerê Internacional não possui rede e coleta de esgoto. “Nessa área, o esgoto passa por fossa séptica e depois é descartado por valas de infiltração, do próprio terreno. Dado que o lençol freático é muito superficial em todo o bairro, o esgoto se mistura diretamente às águas do lençol freático. Nas demais áreas do bairro, aproximadamente 2/3, há rede coletora de esgoto, que é levado para estação de tratamento de esgoto (ETE). Após tratado, ele é descartado por aspersão em terreno nas proximidades da Avenida das Lagostas, migrando também pra o lençol freático, dentro do bairro.”
Continua depois da publicidade
Isso quer dizer que a água que atualmente se bebe é reúso, originária de lençol freático, que recebe todo o esgoto que sai das casas, tratado em 2/3 do bairro, ou não tratado em 1/3 do bairro), em um círculo fechado e cumulativo ao longo dos anos.
Sobre o Zeca
Jornalista Cristina Vieira, sobre o show do Zeca Pagodinho:
– Como sempre, comecei minha leitura diária da manhã pela sua coluna e vi a nota sobre os shows. Eu e meu marido fomos no show do Zeca com um casal de amigos turistas de São Paulo. Eu achei que estava bem cheio. Até me surpreendi (pensava que não ia ter tanta)… Tivemos que ficar lá atrás perto da piscina. E o show foi demais. Todo mundo cantando todas as músicas. Esse casal de amigo de São Paulo amou. E amou o P12. Ficaram loucos pra voltar e ir de dia.
Volta ao mundo
Continua depois da publicidade
A cozinha de Floripa foi muito bem representada no Festival Internacional de Gastronomia GastroAntep, na última semana na província de Gaziantep, no sudeste da Turquia. O chef Gabriel Felipe de Oliveira, do Restaurante Internacional do Costão do Santinho, representou o Brasil na cozinha de Gaziantep na Rede de Cidades Criativas da Unesco. Sua participação foi fruto da conquista do primeiro lugar no concurso cultural profissional da Fenaostra 2017 com a receita Ostra Vichyssoise com Milk Shake do Mar e Pérolas de Ponzu.
Perigo ao volante
O brasileiro está, irresponsavelmente, falando mais ao celular enquanto dirige. Apenas nos sete primeiros meses deste ano, o número de multas aplicadas a quem incorre nessa infração já é 33% maior do que todo o ano passado. Foram 759,7 mil multas em todo o país. Bom destacar que, mesmo parado no semáforo ou no congestionamento, o uso de aparelhos eletrônicos continua sendo infração grave passível de multa: R$ 283,47, além de sete pontos na carteira de habilitação.
Indesejável
Leitor e amigo recebeu e-mail ontem pela manhã, antes de o banco abrir, de uma conceituada revendedora de carro importado de Floripa alertando-o que um boleto com vencimento na última sexta-feira ainda não havia sido pago. Recapitulando: o boleto venceu sexta-feira, no dia seguinte foi sábado, mas o cliente pagou no domingo pelo celular o que a funcionária já estava lhe cobrando na segunda-feira pela manhã, antes de o banco abrir para conferir o que já havia sido pago. Tá feia a coisa!
Toques
BOSSA NOVA – Leleco Lemos canta os 60 anos da bossa nova no Brasil em espetáculo marcado para o teatro do CIC no próximo dia 26 às 20h30, dentro do projeto Grande Encontros. Isabella Fialho e Marina Saito são convidadas especiais.
AQUELE ABRAÇO – No sábado (29), a Escola do Mar, projeto ligado à Secretaria Municipal Educação, promoverá “Um abraço ao mar” na praia de Canasvieiras. Um cordão de mãos feito pelos participantes simbolizará um abraço ao mar, com intuito de congregar e sensibilizar a comunidade em geral a respeito do cuidado com o ambiente terrestre e marinho.
KRETZER – Eduardo Kretzer esclarece: a Casa de Carnes Kretzer fica no Kobrasol. A de Coqueiros, ao lado da Farmácia São Jorge, que com o ruído dos compressores das câmeras frias está incomodando a vizinhança, é o Empório Kretzer. Cada Kretzer é um dono diferente, mas todos da mesma família.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Uma pessoa morre e quatro ficam feridas a tiros em restaurante de São José