Parte da elite de Florianópolis precisa se decidir. É certo que a cidade precisa avançar muito ainda em infraestrutura, segurança e atrações para os turistas. Mas viaje a qualquer parte do mundo que seja referência turística: Cancún, Miami, tente subir a torre Eiffel em qualquer fim de semana e saiba que vai precisar de paciência para algumas horas na fila. Da mesma forma em Barcelona, para entrar na catedral da Igreja da Família e nos parques da Disney. Paraíso turístico é e sempre será assim, ainda mais com as belas praias que a Ilha ganhou de presente da natureza.
Continua depois da publicidade
Os que não quiserem choripan, queijo coalho e as areias inundadas de ambulantes (eles estão em todos os principais pontos turísticos do mundo), que comprem uma casa em Angelina ou Rancho Queimado e se mude para lá durante a temporada, para os Alpes suíços. Aqueles que detêm seus palacetes em Jurerê Internacional, duplex em Pontas das Canas, Cachoeira ou Brava: mudem-se ou aceitem que dói menos.
Também
Não é só a licitação da Eletrosul, noticiada aqui, que tem problemas. A prefeitura de Florianópolis também está com licitação para contratação de agência de publicidade, no valor total de R$ 9,8 milhões. O edital levantou uma série de dúvidas por parte das agências, que até agora não foram esclarecidas. Detalhe: a entrega das propostas é na próxima quinta-feira.
Hang na política
Continua depois da publicidade
Querem apostar? No “pronunciamento político” que fará hoje, Luciano Hang, dono da Havan, anunciará que será candidato a deputado estadual, ou a deputado federal, ou a senador ou a governador. Quem viver verá.
Fim de papo
A taxa de lixo de Florianópolis teve um aumento de 193% em relação ao ano de 2017 e não se fala mais nisso. Paguei ontem.
Os dois em terceiro
Tanto o governador Raimundo Colombo quanto o prefeito Gean Loureiro, de Floripa, comemoram a terceira posição no ranking dos governadores e prefeitos que mais cumpriram as promessas feitas na campanha eleitoral de 2014 registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Colombo já realizou cerca de 82,60% dos compromissos assumidos.
Ausência
Na concorrida solenidade que marcou o início da operação do Floripa Airport, que contou com a presença até de suplente de deputado, a ausência sentida foi do grande responsável pela nova fase do principal aeroporto do Estado: o ex-prefeito de Florianópolis Cesar Souza Júnior, que em 2014 iniciou uma verdadeira campanha para que o governo federal incluísse o então aeroporto internacional Hercílio Luz no rol das concessões. Além de mobilizar toda a bancada catarinense em Brasília, Cesar foi várias vezes à capital federal fazer a solicitação pessoalmente à então presidente Dilma Rousseff.
Continua depois da publicidade
Passeios
Começou a mudança do piso do passeio público, interno, da Avenida Beira-Mar Norte. Saem as pedrinhas portuguesas e entram grandes blocos de cerâmica. As obras começaram no entroncamento com a Avenida Othon Gama D’Eça e espera-se que toda a extensão da avenida seja concluída rapidamente.
Só não tem placa de quem está fazendo a obra. O passeio vai ficar num nível mais alto.
Praia no Saco
Celinho Garcia de Moura inaugura neste sábado a tão sonhada Arena de Praia no Saco dos Limões, dando oportunidade para a comunidade praticar esportes no seu próprio bairro, sem precisar enfrentar os congestionamentos das praias, principalmente as do sul da Ilha, as mais próximas. Serão realizados vários jogos, como beach soccer com os times masters do Avaí e Figueirense, assim como o Ajax e o Fernando Raulino, times do Saco dos Limões, além de futevôlei, beach tennis e vôlei de praia.
Perseguição
Edenaldo Lisboa da Cunha, o Feijão, um dos principais líderes comunitários da cidade, está, com razão, indignado e envergonhado com as atitudes tomadas pela Sesp/PMF contra seu pequeno barzinho em Santo Antônio de Lisboa, o Gambarzeira. Enquanto os bares das praias usam indiscriminadamente as faixas de areia que sobraram da ressaca sem nenhuma coibição ou regulamentação da Sesp, o Gambarzeira foi multado em uma operação de guerra, armada pelo diretor João da Luz em mais de R$ 2,5 mil porque tinha apenas cinco mesas na calçada da rua central do bairro.
Leia todas as publicações de Cacau Menezes
Leia também:
FOTOS: veja quem aparece na Coluna do Cacau desta quinta-feira