Um simples anúncio de um restaurante de Ituporanga levanta uma velha pergunta: as mulheres devem ser beneficiadas na sociedade pelo mero fato de serem mulheres? A propaganda divulga almoço a R$ 14,99 para os homens e a R$ 9,99 para as mulheres.Exemplos semelhantes proliferam por todo o país, principalmente na diferenciação de preços para ingresso em eventos.

Continua depois da publicidade

Se elas lutam pelo empoderamento, reivindicando medidas como a igualdade salarial, é certo tratá-las com algum privilégio? Não estariam elas, ao aceitarem tais benesses, estimulando o machismo? Ou a questão deve ser invertida: é o machismo que estimula as benesses? É a tão usada indagação: qual nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?

 

O leitor pergunta

“Li tua nota falando do teste das urnas na próxima terça para jornalistas convidados. Minha formação é na área de TI. Para mim no meio digital tudo é possível. Então minha dúvida sempre foi sobre qual a garantia do que foi digitado é o registrado. Mesmo aparecendo tudo certo na tela, foto do candidato e número. Este pra mim é o ponto mais crítico do processo de votação. Onde pode haver fraude ou adulteração de registros. Se possível leve minha pergunta para o evento. Obrigado. André Comarú.”

Continua depois da publicidade

 

Pauta

Jornalista italiano Rocca Cotroneo, correspondente do jornal Corriere Della Sera, está em Santa Catarina desde sexta-feira. Sábado conheceu pessoas no Mercado Público, onde já começou suas anotações. Pauta: mostrar o Estado que deu no primeiro turno a maior votação no País ao candidato Jair Bolsonaro.O italiano veio  procurar respostas para isso.


Nostalgia

No próximo sábado ocorrerá em Floripa o 3º RetroSC – Encontro Catarinense de Colecionadores de Computadores e Videogames Antigos, organizado pelo grupo RetroSC, do WhatsApp, que reúne colecionadores de todo o Estado há vários anos. Só raridade.

 

Pegou

Avenida Beira-Mar Norte fechada para carros domingo pela manhã é um sucesso. Tá lindo ver as bikes pra lá e pra cá. Feliz por ter sido o pai dessa ideia que o prefeito Gean abraçou.

 

Leia também:

Mulheres que sofreram assédio ou abuso sexual têm mais chances de desenvolver doenças, diz pesquisa