Descontente com o tratamento que o Rio de Janeiro vem recebendo da imprensa, o general Walter Souza Braga Netto, interventor federal na Segurança Pública carioca, acusou-a de provocar “muita mídia”, argumentando que a situação do Estado não é tão crítica como se revela.
Continua depois da publicidade
O general comete aí dois erros e uma injustiça. O primeiro erro, como democrata, ao repreender a imprensa pelo fato de que ela tem relatado a realidade. O segundo erro, como leitor: se o general se desse ao trabalho de ler, nos jornais, revistas, blogs etc., outras notícias além daquelas que falam da violência no Rio, forçosamente teria de concluir que não, a imprensa não está falando mal da Cidade Maravilhosa. A injustiça está no fato de que enquanto o general acumulava com toda a segurança suas estrelas, essa mesma imprensa tomava riscos todos os dias e enfrentava todo tipo de violência, inclusive física, como foi a morte do jornalista Tim Lopes – justamente por não ser servil.
É o caso de se lembrar, em resumo, que sem a imprensa o nome do general interventor não poderia sequer ser impresso nestas páginas.
Toques
CINEMA – A primeira sessão de 2018 do projeto CineMaterna no Beiramar Shopping será hoje apresentando o filme Cinquenta Tons de Liberdade, que já é sucesso de público nos cinemas brasileiros. A sessão especial de cinema para mães com bebês é às 14h.
Continua depois da publicidade
DIRETOR – Ramiro Fernandes, jornalista de Rio do Sul, assumiu a direção da TV AL. Acumulará também a assessoria de imprensa do presidente da Assembleia, deputado Aldo Schneider.
OBSERVATÓRIO – Com o objetivo de pugnar por um bairro mais moderno, seguro e amigo dos moradores e turistas, foi lançado em Canasvieiras o Observatório, distribuído digitalmente e também disponível aqui.
Leia todas as publicações de Cacau Menezes
Veja também: