Pelo menos nove jogadores dos que foram levados à Rússia por Tite deverão estar ausentes na Copa de 2022 por uma unica razão: não terão mais a idade máxima permitida para um bom desempenho em campo. A lista: Cássio (30 anos), Marcelo (30), Filipe Luís (32), Geromel (30), Thiago Silva (33), Miranda (33), Renato Augusto (30), Fernandinho (33) e Taison (30). Portanto, o Brasil terá que ver uma safra de craques aparecer já nos próximos dois anos, quando começarão as eliminatórias. E eliminatórias, quer queiram ou não, já é Copa do Mundo. No entanto, continuam com potencial para ir ao próximo Mundial, se o critério for idade: Neymar, Ederson, Fred, Philippe Coutinho e Firmino; Gabriel Jesus (21), Marquinhos (24), Douglas Costa (27), Danilo (27) e Alisson (25).
Continua depois da publicidade
Veja também: Alguns motivos que explicam nossa eliminação
Apareceu
Mick Jagger apareceu ontem em São Petersburgo para ver França e Bélgica, e deve hoje ver a sua Inglaterra contra a Croácia.
Continua depois da publicidade
Vai dizer que torceu para os franceses, claro, desfazendo a fama de maior pé frio do mundo no futebol.
Hemisfério Norte
A Rússia no verão me faz lembrar aquele filme com Al Pacino, Insônia. Detetive enviado para o norte do Alasca no verão para solucionar um crime. Só que ele tinha insônia. Apenas duas horas de luminosidade natural reduzida por dia. Noite e escuridão nem pensar. Sofrimento. Haja melatonina. Levei quase uma semana na chegada sem dormir, ou dormindo como Al Pacino, duas horas. Desisti de conhecer o Japão.
Técnico do Paysandu
Da cabeça do presidente da CBF, coronel Antônio Nunes, pode vir de tudo. Não é que o homem resolveu indicar o técnico do inexpressivo Paysandu, de Belém do Pará, Dado Cavalcanti, como novo técnico da Seleção Brasileira, caso Tite decida não continuar no cargo? Dado é o técnico do seu time do coração. Aí fica difícil esperar uma evolução do futebol brasileiro.
Leia outras publicações de Cacau Menezes
Veja também as publicações de Roberto Alves e Diorgenes Pandini